Como conversar com um homem: Por que eles não entendem nossos sinais?

como-conversar-com-um-homem


Como conversar com um homem:
Por que eles não entendem nossos sinais?


Ah minha cara amiga, quando o assunto é comunicação com os homens, temos sérios problemas pela frente. Começamos pela incrível diferença na forma como nos comunicamos: mulheres adoram conversar, e homens gostam de silêncio. E aí, como fica?

Várias pesquisas informam que a quantidade de palavras que uma mulher diz durante o dia, é imensamente maior que a dos homens. Segundo Louann Brizendine, Neuropsiquiatra americano, as mulheres falam cerca de 20 mil palavras por dia, enquanto os pobres homens pronunciam 7 mil.

Apesar do aparente exagero e das contestações de que isso não seja verdade, eu tenho minhas dúvidas – e depois do advento do WhatsApp então, mulheres podem passar 20 mil facilmente!

Brincadeiras à parte, existe uma grande variedade de diferenças entre o cérebro deles e o nosso (isso reforça ainda mais o que sempre te digo: somos diferentes! Não tente entender um homem pensando com cabeça de mulher!). Na verdade: aprenda a entender a mente masculina e suas peculiaridades.

Somos melhores em manter relações interpessoais, reconhecer emoções, nos expressar com palavras, com arte, e na execução de tarefas detalhadas. Segundo Edward Wilson, da Universidade de Harvard, mulheres tendem a ser melhores que homens em habilidades verbais, sociais, de proteção, de empatia, etc., enquanto eles são melhores em habilidades de dominação, independência, matemática, etc.


Você acha mesmo que com tantas pequenas diferenças, seria possível sair uma comunicação perfeita sem que um dos lados se esforce para compreender o outro? Não mesmo!


A questão aqui é que eles não possuem essa sutileza para buscar nos entender, e nós, por outro lado, esperamos que eles adivinhem o que sentimos e queremos. Conviver dessa forma não faz bem a um relacionamento, e, em algum momento, um dos dois não conseguirá suportar a pressão.

Ontem consegui um pouco de tempo livre e respondi alguns comentários (os mais longos infelizmente não tive como ler meninas, me desculpem) e vi alguns casos onde o problema era apenas falta de comunicação adequada. Vamos fazer uma rápida análise sobre isso:

Homens não são bons em perceber sutilezas, então não espere que ele vá apreciar e elogiar o tom de louro cinza claro que você colocou nas mechas do cabelo. Ou quem sabe as pontas duplas que você mandou retirar.

Homens são inseguros e lentos, então não espere que ao encontrá-lo em uma festa, olhar para ele uma vez e virar o rosto, ele imediatamente vá saber que você está afim. Acredite, precisará ser mais clara que isso!

Homens não são bons em perceber emoções, então não espere que ele entenda que sua cara feia é porque ele preferiu ver filme de ação ao invés de assistir uma comédia romântica. Ou porque não percebeu que você queria sair, e preferiu ficar em casa.

Homens não são bons em adivinhar o que você está pensando e sentindo, então não espere que ao olhar com a cara feia ele adivinhe que foi porque esqueceu o aniversário de namoro. Ou ainda, que ao dizer “você sabe porque estou chateada” ele entenda imediatamente e de forma clara o motivo.

como-conversar-com-um-homem-1

Poderia continuar uma lista interminável de pequenas diferenças não percebidas pelas mulheres na comunicação com os homens (na verdade explico diversas delas no Manual Decifrando a Mente Masculina), mas por hora vou apenas te dar um grande conselho de amiga: Fale!

Já que somos tão boas na arte de nos expressar com palavras, pare de alugar os ouvidos da sua amiga para reclamar de como ele é insensível e não nota que você comprou um vestido novo para usar com ele, de como ele é burro porque não percebe que você está afim, de como é lesado porque te vê olhando a noite toda e não chega, de como não consegue entender que você detesta ver roupa suja jogada no chão. Fale!

É para ele que você deve reclamar, não para sua amiga! Ele não consegue adivinhar o que se passa na sua mente. Na verdade, arrisco dizer que homens têm muito medo de saber o que se passa lá em certos momentos.

Portanto, quando ele fizer (ou não fizer) algo, fale. E sem indiretas do tipo “Ah, não se faça de sonso, você sabe muito bem o motivo”, pois é bem provável que não, ele realmente não saiba.

Fale claramente, diga com todas as palavras e de forma bem explicada. Imagine-se conversando com uma criança de cinco anos. É mais ou menos por aí. Quando você diz claramente, sem descontrole, sem gritar, apenas explicando o que está te incomodando, ele finalmente vai entender.

Vejamos um exemplo típico, que também encontrei nos comentários. É sobre um dos testes masculinos (pois é, eles nos testam). Não sei se no caso ele estava testando ou apenas sendo homem. Arrisco dizer que os dois. O rapaz em questão estava com o “hábito” de curtir e comentar fotos de mulheres no Instagram. Também adicionou uma certa mulher que não deveria.

Obviamente a namorada não gostou nada (ciumenta!), e depois de algumas discussões, eles estabeleceram regras do que podia e não podia curtir. Tudo bem até aqui, tudo sensato, até que o cara curtiu a foto de uma subcelebridade e a namorada se enfureceu.

Resultado: terminaram por um motivo besta! Pura falta de comunicação certa.

Amiga, pelo amor de Deus, eu sei que não é legal ver homem curtindo foto de mulher, mas é apenas uma curtida em uma foto. Não significa que ele vai pegá-la, dar uns amassos, e no fim te trocar por ela. Claro que pode acontecer, mas veja bem, a menos que ele não goste de você, jamais daria essa bandeira toda. Se for para trair, não será curtindo as fotos dela. Será inbox, sem que ninguém desconfie – Ok. Vou parar antes de encher sua cabeça de minhoca.

Voltando à curtida…

Deixa ele curtir até cair o dedo! Quase sempre ele sai fazendo de propósito para ver sua reação. Se você se descabela de raiva, ele percebe sua insegurança e se sente O Cara!

como-conversar-com-um-homem-2

Se chega a um limite que você realmente não consegue conter, se ele também comenta “gostosa, delícia, ê lá em casa”, então passa a ser desrespeito. Não admita mesmo! Mas tome providências da forma certa.

Você pode analisar se ele está te testando simplesmente repetindo o mesmo gesto. Curta e comente fotos masculinas e espere ele reclamar. Opa, parece que o jogo virou não é mesmo?! Aproveite a deixa da reclamação para expor o que está te incomodando.


Se já caiu no desrespeito, então diga claramente:


“Olha Fulano, eu até tentei ser compreensiva, mas você está realmente passando dos limites. Comentar fotos de outras mulheres é uma grande falta de respeito comigo, e não me sinto confortável com isso. Como vamos resolver?”.

E cale-se! Espere ele dar a solução. Após a dita solução surgir, comente: “Tudo bem, acho que temos um acordo certo? Detestaria ter que terminar com você por falta de respeito”.

Jamais se cale quando um homem te desrespeitar. Ele precisa saber quais são as suas regras. Por outro lado, aprenda a conversar com ele, isso pode evitar grandes desentendimentos. Comece a se esforçar para entender a mente masculina e verá a qualidade dos seus relacionamentos mudar.

Viva as diferenças!

Um beijo, sua linda! :*


 

Segredos da mente masculina: comece definitivamente a entender os homens, e ter melhores relacionamentos!

  • Lara

    Thalita, socorroooooooo!!!! Me ajuda, cometi muita besteira, e não quero mais me sentir humilhada, me dá um conselho, por favor!!!!!
    O meu ex se reaproximou, falou coisinhas bonitas, eu cai e ficamos, dia seguinte ele já mudou, e eu mandei várias msgs brigando… Na semana seguinte, ele veio com papo de “ficar sem compromisso” como não quero, fui e disse “por enquanto, ou sem sexo” papo vai, papo vem, ele disse q era complicado, pois nas ultimas vezes se sentiu preso, eu disse q entendia, e q tentaria melhorar, como ele n tomou atitude, eu fui e disse q ele decidisse se queria, poia caso contrario, seguiria minha vida, ele disse calma, depois respondo… adivinha o que eu fiz? Danei a falar… Mandei 300 mil msgs durante o fds pressionando ele a decidir se queria ou não, e ele me ignorou ate hj, e nada d responder ou decidir. To um pouco envergonhada, n queria ter feito isso, e ele n fala comigo, e não sei se sigo minha vida ou se espero ele me procurar.
    Por favor, eu te imploro, me ajuda, me diz o que faco???
    Bjos e obrigada!