Como entender os homens e ter melhores relacionamentos?


Como entender os homens e ter melhores relacionamentos?


Pode parecer que os homens são seres difíceis de compreender, ou que na verdade nem vale à pena tentar entender como eles funcionam (mentalmente falando). Mas quando você começa a “pegar o jeito da coisa”, consegue finalmente entrar no mundo deles, e a partir daí tudo faz muito sentido. Portanto, acredite, é possível sim aprender a decifrar a mente masculina e eu vou te ajudar nessa tarefa!

Você já sabe que os homens são criaturas simples, vivo repetindo isso. E ao contrário do que a maior parte das mulheres acredita, eles não vão te dar trabalho para serem entendidos, desde que você compreenda o motivo por trás das ações deles. De forma resumida, quero te dizer que depois que você aprende a entender os homens, sua vida muda radicalmente para melhor!

Está pronta para começar a experimentar estas mudanças? Tem certeza que quer mesmo descobrir os segredos masculinos? Você está ciente que a partir de então pode começar a defender os homens em algumas situações, e que corre o risco de te chamarem de machista a qualquer momento?

Ok, então vamos lá:


O maior erro feminino ao tentar saber como
entender os homens…


Não dá para negar que certas atitudes masculinas realmente confundem nossa cabeça a ponto de praticamente nos enlouquecer. Isso é fato.

Pouquíssimas mulheres conseguem lidar bem com algumas situações típicas do mundo masculino, como entender:


  • Por que não conversam abertamente sobre o que sentem;
  • Por que às vezes parecem perdidos em pensamentos;
  • Por que tendem a fugir quando estão apaixonados;
  • Por que preferem sumir, ao invés de terminar tudo conosco;
  • Por que não conseguem nos ouvir com atenção;
  • Por que relutam para escutar nossas opiniões;
  • Por que traem;
  • Por que são viciados em filmes violentos e jogos de futebol;
  • Por que parecem sumir do planeta quando estão vendo televisão;
  • E por aí vai…

E a situação só piora quando o assunto envolve homens e relacionamentos. Entender porque um homem some, ou porque terminam um namoro quando tudo parece ir bem, por exemplo, são tarefas complicadas para a mente feminina.

As mulheres simplesmente querem dissecar todos os detalhes para tentar compreender algo que infelizmente não conseguem.

E quando digo que não conseguem, não é porque sejam burras, mas porque nossas mentes funcionam de forma diferente. Enxergamos o mundo, e o interpretamos, de modos diferentes. Eis aqui o seu maior erro: tentar entender os homens pensando como uma mulher pensa.

Para te ajudar a entender melhor isso, acompanha esse comercial da Bauducco (que você com certeza deve ter visto alguma vez na televisão):



Assistiu? Percebeu o abismo que é a diferença entre a mentalidade feminina e a masculina? Temos ideias opostas sobre um relacionamento.

Claro que a situação acima é bem leve, mas o grau de diferença sobre a forma como cada um interpreta o mesmo relacionamento é imenso – e digo mais: é um esforço imenso para eles tentar nos entender.

Portanto, entenda que simplesmente não dá para compreender os homens usando o raciocínio feminino. Não funciona, é frustrante, e no fim você vai acabar com aquela sensação de que tem algo errado em você, e não nele.


Mas afinal, como entender os homens?


Estudando-os!

Você já entendeu que não dá para cumprir essa tarefa pensando como as mulheres pensam, não é mesmo? Ótimo! Agora seu segundo passo é como aprender a estudar a mente dos homens.

Quando digo estudar, me refiro a aprender uma tarefa extremamente difícil para nós, mulheres: observar mais e agir menos.

Somos muito tagarelas! Falamos demais, gesticulamos demais, nos movimentamos demais. Você precisa aprender a fazer o oposto: fale menos, e escute mais. Gesticule menos, e deixe que ele demonstre atitudes. Movimente-se menos, e deixe que ele ocupe o ambiente.

O que isso significa?

Ao falar menos e observar mais, você permite que ele exponha características pessoais dele. Estimule-o a falar mais sobre a própria vida, planos, sonhos, expectativas… Não critique nada que ele disser, nem o interrompa. Apenas dê espaço para que ele se sinta confortável e acolhido, e aos poucos ele se sentirá à vontade com você para conversar sobre tudo.

Esta é a melhor forma de conhecê-lo enquanto demonstra que é confiável – mas claro, não vá fazer tantas perguntas de uma só vez!

Quando você fala menos, também aprende a gesticular e se movimentar menos. Logo, ele tende a se expor mais. Sempre te oriento a dar mais atenção às atitudes de um homem do que às palavras dele. Mas para observar as atitudes, é preciso permitir que ele tenha iniciativas.

Deixe-o se oferecer para pagar algo. Deixe-o mostrar que pode ser útil para você. Deixe que ele faça algo para te fazer sorrir. Deixe que ele cuide de você. Apenas permita, reconheça, e principalmente agradeça quando ele fizer.


Deixe o homem ser homem.
Deixe que ele te mostre o melhor que ele pode ser, e reconheça isso.



São coisas tão simples, mas tão simples… E você não tem ideia da imensa diferença que isso pode fazer ao seu relacionamento. Depois do advento do feminismo, qualquer atitude onde a mulher não seja protagonista é vista com maus olhos.

Hoje dividimos a conta (ou pagamos tudo), abrimos a porta do carro antes de sair/entrar, não demonstramos apreço por flores e bombons, não agradecemos um gesto simples de carinho que recebemos (tudo parece ser obrigação).

Sinceramente, não sei se foram os homens que perderam o cavalheirismo, ou se fomos nós que os levamos a isso. Não sei mesmo. Temos tanto medo de parecer vulneráveis, que por vezes esquecemos que eles também têm sentimentos.

Já comentei contigo em outro artigo sobre o que os homens gostam, e te garanto que eles também gostam de carinho e reconhecimento. A questão é: você quer entendê-los melhor para saber lidar com eles?

Aprenda a ser mais observadora: pais, amigos, namorados das amigas, casais na rua… Aprenda a observar e conversar mais com os homens, e você terá uma visão bem diferente sobre muitos aspectos.

Que fique claro que, assim como existem mulheres que não prestam, também existem homens. E assim como não gostamos que nos desrespeitem, também devemos entender que nem todos eles são iguais.

Experimente observar mais o comportamento masculino, e garanto que aprenderá muito mais do que simplesmente julgando. E como você bem sabe, falo com conhecimento de causa, afinal, passei um período da minha vida conhecendo trastes – mas também conheci homens maravilhosos.

Depois de passar muito tempo estudando psicologia comportamental, linguagem corporal, conversando com amigos e desconhecidos, e observando homens no geral, entendi muita coisa que, se eu soubesse lá atrás, teria ajudado a transformar alguns homens que foram errados, em homens certos para mim.


A falta de entendimento te leva a agir de formas erradas, e se torna mais fácil culpar o outro e induzi-lo ao erro. Precisamos entender os dois lados da moeda para perceber quem realmente errou, e como pode ser consertado.


Aprender a entender os homens vai melhorar os seus relacionamentos com eles, e claro: vai te dar uma vantagem competitiva enorme, afinal, quem conhece o adversário sabe contra-atacá-lo como ninguém.

Invista mais tempo estudando estes seres fascinantes. O que posso te dizer é que não será em vão… Quando você os conhece tão bem, nunca mais sofre pela ignorância de não saber o que está acontecendo… Pelo contrário: você praticamente prevê cada passo.

Fique comigo. Vou te ajudar nessa jornada.

Aproveite e continue lendo: Como conversar com um homem e ser compreendida. 🙂

Um beijo, sua linda! :*


Segredos da mente masculina: comece definitivamente a entender os homens, e ter melhores relacionamentos!

  • Andrea

    Olá Talitha! Por favor como faço para comprar o manual da mulher irresistível ? Estou ansiosa a procura pois terminei de ler o decifrando a mente masculina ! Me ajude Beijo 

    • Oi Andrea!

      Ow minha linda, infelizmente ainda não está pronto devido a problemas técnicos.
      Era para sair agora em novembro, mas vamos atrasar um pouquinho. 🙁
      Prometo que te aviso.

      Beijo. :*

    • Talitha Alencar

      Oi Andrea!

      Ow minha linda, infelizmente ainda não está pronto devido a problemas técnicos.
      Era para sair agora em novembro, mas vamos atrasar um pouquinho. ?
      Prometo que te aviso.

      E para compensar a demora, eu vou te dar de presente a versão atualizada do Decifrando a Mente Masculina. Aguarde no seu email. 🙂

      Beijo. :*

  • Talitha Alencar

    Realmente maesse. Hábitos enraizados são mais difíceis de se desfazerem… Mas não impossíveis!
    Nada que treinar a mente não resolva. Funcionou comigo. 😀

    Obrigada pela participação! :*