O que fazer para um relacionamento dar certo?


O que fazer para um relacionamento dar certo?


E a pergunta que não quer calar é: “O que você tem feito para ajudar seu relacionamento a dar certo?” Está fazendo sua parte, ou continua esperando que seu homem acorde para a vida e perceba os erros que comete?

Longe de mim te acusar pelas dificuldades na sua relação, mas pelo que conheço e acompanho sobre mulheres, 99% das vezes nós temos mais culpa do que eles, seja por não conseguir entender os homens e acabar agindo errado, ou por não termos autocontrole emocional suficiente para lidar com eles.

De todo modo, seja lá quem for o culpado, você e ele precisam abrir os olhos para enxergar os erros, e tomar a atitude de cada um fazer sua parte para mudar. Como costumo dizer: somos mais maduras que eles, então vamos aceitar o “sacrifício” de assumir nossos papeis e ajudá-los a assumir os deles.

Se você for esperar que um homem acorde para a vida, perceba as burradas que faz, e decida por livre e espontânea vontade mudar… Ou mesmo que ele entenda suas indiretas e resolva tomar uma atitude; então vocês nunca se acertarão!

Os homens não costumam ter a mesma habilidade que nós temos, de identificar conflitos emocionais e saber como resolvê-los. Eles não são bons com essa “coisa” de gerenciar emoções. Então sim, ele precisa da sua ajuda!


Assumindo sua parcela de culpa na relação


Antes que alguém me reclame por dizer que estou errada em falar que nós (mulheres) somos quem deve começar a assumir os erros da relação, tomar as rédeas da situação, e agir; preciso te dizer que, apesar de não parecer, digo isso por ser a melhor escolha.

Você consegue imaginar seu homem chegando até você e dizendo:

“Amor, precisamos conversar. Sei que não estou satisfazendo suas necessidades como mulher, que estou deixando a desejar, que meus hábitos em casa estão completamente errados, e que preciso aprender a conversar sobre os nossos problemas. Pensando nisso, sugiro que a gente comece a expor nossos pensamentos e sentimentos sobre o que anda acontecendo. Tudo bem?”

Ele não vai fazer isso. Ele nem sabe agir dessa forma! Comunicar claramente o que sente, identificar seus próprios defeitos, e espontaneamente assumi-los para você, jurando corrigi-los? Faz nem medo!

Um homem, por mais maduro que seja, não age assim! A mente dele não é programada para resolver problemas dessa forma. E a menos que você tome a atitude de enxergar onde estão os erros e buscar resolver isso, ele não o fará!

Vamos, por um minuto pelo menos, parar de culpar os homens pelos problemas do relacionamento, e assumir nossa parcela de erros? Vamos abrir os olhos para perceber que nós também temos culpa (e muita)?

Começar a aceitar o que faz de errado é o primeiro passo para resolver isso. Entenda que muito do que atrapalha vocês acontece simplesmente pela falha de comunicação!

Ele age (ou não age) – você entende errado (ou não entende), começa a ficar chateada, mas não sabe explicar de forma que ele entenda – ele reage à sua chateação de forma negativa – você começa a cobrar uma mudança – ele não entende porque você está cobrando isso… E pronto! Está instalado o caos!

Agora temos uma desunião iniciada por motivos que quase sempre são banais, como o mau hábito dele de se atrasar sem avisar, e sua péssima mania de reclamar e jogar indiretas esperando ele entender.

Tudo teria sido diferente se houvesse uma comunicação adequada aqui, se um entendesse o outro!

Ele não sabe como fazer isso. Você também não. Mas a diferença é que você tem maior facilidade que ele, em identificar quando um problema precisa ser exposto e resolvido. Você lê as emoções e comportamentos das pessoas melhor do que ele!

Homens são como crianças: precisam da sua ajuda para guiá-los!

Entende porque normalmente a atitude de consertar o relacionamento precisa partir de nós? Ou você assume sua parcela de culpa, busca resolvê-la, e ajuda ele a enxergar e resolver a dele, ou passará anos esperando que este cidadão tome uma atitude! – a menos que seja a atitude de fugir né, isso eles fazem bem!

Homens crescem sem chá de semancol. Eles são praticamente alienados para perceber quando o relacionamento precisa de pequenos ajustes, e principalmente: quando são eles que precisam resolver isso. É chato, dá trabalho, e conversar sobre a relação para eles é uma tortura!


Enxergando seus erros


Entendido isso, é hora de aceitar que você também comete muitos erros no relacionamento, e que precisa aprender a identificá-los para poder resolvê-los.

Entre os piores e maiores erros, causadores de conflitos e desgaste em um relacionamento, estão:


  • Não se colocar no lugar do outro;
  • Exigir que o outro mude para se adequar à você;
  • Sufocar o outro com excesso de carinho e atenção;
  • Cobrar carinho e atenção, por não receber de volta na mesma quantidade em que dá;
  • Demonstrar insegurança e desconfiança frequentes;
  • Criar uma ideia de relacionamento onde o outro não opina;
  • Invadir a privacidade do outro;
  • Abrir mão da própria vida, e viver em função do outro e/ou desejar que o outro faça o mesmo;
  • Tratar o outro como objeto de posse;
  • Esperar que o relacionamento te complete, e que o outro obrigatoriamente te faça feliz.

Se eu fosse esmiuçar essa lista, caberia uma infinidade de pequenas características que detonam uma relação, mas de modo geral, essas daí já explicam o estrago.

Agora, olhe bem para mim (tá me vendo né! 😀 ) e diga que não comete nenhum dos erros acima. Negue que você não reclama/discute por besteira, tem ciúmes excessivos, vive insegura, cobrando atenção e carinho dele, questionando/fiscalizando o que ele faz, para de viver sua vida em função dele, coloca nos ombros dele a responsabilidade de te fazer feliz…

Claro, não apenas as mulheres agem assim, mas estes tipos de comportamentos são mais comuns entre a gente.

Você faz alguma destas coisas em maior ou menor grau, mas faz! E o pior de tudo é que, ao mesmo tempo em que aumenta seu índice de mulher chata, diminui sua atratividade!

Começa a perder sua imagem positiva aos olhos dele. Aquela mulher por quem ele se apaixonou, sumiu! Apareceu uma chata, mal humorada, e negativa no seu lugar!

E o pior é que nem sempre você muda porque quer, mas muda porque não consegue entender e lidar com algumas atitudes dele que te tiram do sério!

Ele tem uma atitude que desgosta você, você interpreta mal, não sabe como conversar com ele e descarrega uma série de discussões. Ele não entende porque você está sendo tão radical, e o ciclo continua aumentando… Resultado: vocês não se entendem e começam a se afastar!

Dificilmente isso vai dar certo se nenhum dos dois resolver colocar a cabeça no lugar e agir de forma sensata! E você já sabe: a probabilidade de que ele tome essa atitude é bem menor.



Ajudando ele com os erros dele


Homens não sabem exatamente o que fazer para um relacionamento dar certo. O que fazer para nos agradar e nos deixar sempre felizes. Eles tentam, mas nós somos, digamos… Bem complicadas para eles!

Não conseguem entender nossas reações, nossas indiretas, nossos diálogos ricos em detalhes… Não percebem que alguns hábitos deles nos tiram do sério, e ainda por cima adoram nos testar.

Some isso tudo e você vai ter um belo de um trabalho para fazer um homem enxergar e admitir os próprios erros.

Logo, vou ser bem sincera amiga: saber o que fazer para um relacionamento dar certo requer paciência! E muita dose de autocontrole!

Você precisa aprender a identificar porque os homens agem como agem! Assim começará a entendê-los, não discutirá por bobagem, e finalmente saberá como falar a língua deles, e estabelecer uma comunicação adequada.

A partir do momento em que você sabe que nem sempre eles fazem algo pra te chatear de propósito, você consegue ter mais paciência e tranquilidade para resolver o problema sem se estressar com ele.

Dessa forma, entendendo como eles se comunicam, você consegue explicar (de um jeito que ele entenda) o que está te incomodando, e como podem resolver.

Os homens são práticos: identificam um problema e dão uma solução. Mas não são de dialogar e expor sentimentos para dizerem o que pensam e sentem. Logo, é preciso falar a língua deles!

Ele com certeza quer ter uma boa relação contigo, mas pode não estar entendendo o que você quer! Nem mesmo sabe por que você se chateia tanto! Aprenda como deixar claro as suas necessidades, o que não permite, o que te incomoda, e ele compreenderá isso.


Melhorando a comunicação a dois


Duas pessoas sensatas, que conseguem se colocar no lugar do outro, que se esforçam para entender o outro, e lutar pelo que construíram (ao invés de jogar tudo fora), são pessoas que sabem se relacionar.

Antes de tentar mudar o outro, é preciso conhecê-lo e conhecer a si mesmo. Entender o que espera de um relacionamento, o que pode tolerar, o que é inadmissível, que bagagem de vida o outro carrega, porque ele age como age…

Tudo isso nos faz colocar a cabeça no lugar e tentar enxergar as coisas pelos olhos do outro. E quase sempre percebemos que as coisas são bem diferentes do que costumamos ver com nossos olhos.

Nossa comunicação com os homens precisa ser direta, sem drama, sem chilique, sem indiretas… Deixando muito claro o que vamos permitir na relação, e o que exigimos que seja mantido (como o respeito, por exemplo).

Portanto, quando falamos sobre o que fazer para um relacionamento dar certo, precisamos citar a importância da comunicação, e isso envolve características como:


  • Deixar claro nossas necessidades;
  • Entender as necessidades do outro;
  • Entender o jeito de ser do outro;
  • Entender nossas emoções e impulsos;
  • Falar abertamente, e sem rodeios;
  • Guardar opiniões desnecessárias;
  • Falar e ter certeza que o outro nos compreendeu;
  • Respeitar o outro, seus costumes, seu jeito de ser, e seu modo de ver a vida;
  • Respeitar o espaço do outro;
  • Ter compreensão;
  • Ter clareza nas informações.

Vai muito além de fazer drama, gritar, exigir de forma arrogante, obrigar… Isso não é comunicação, isso é monólogo: você fala e o outro escuta/obedece.

É preciso que as duas partes aprendam a falar e ouvir, de forma sensata, equilibrada, adulta. Isso requer autoconhecimento e autocontrole.

Então minha cara amiga, mãos à obra!

Vamos começar a controlar seus impulsos de sair de si, e ajudar seu homem a enxergar o que ele precisa melhorar. Vamos ter mais paciência com eles. Foque no diálogo sensato e no compromisso de fazer dar certo, e as coisas acontecerão! Você finalmente saberá o que fazer para um relacionamento dar certo!

Aproveite para acompanhar também o artigo: Como conversar com um homem? Por que eles não entendem nossos sinais? 

Um beijo, sua linda! :*


Segredos da mente masculina: comece definitivamente a entender os homens, e ter melhores relacionamentos!

  • Oi Laís.
    Faz uns dias dessa sua mensagem (seria bom que tivessem voltado. :D).
    Caso não tenham, me responde que se as mensagens deixarem eu acho a sua de novo.

    Beijo sua linda. :*