A Importância do Autoamor em um Relacionamento Amoroso

O amor é uma das experiências humanas mais profundas e complexas.

Quando falamos de relacionamentos amorosos, muitas vezes focamos no amor que sentimos pelo nosso parceiro, mas raramente lembramos do amor que devemos nutrir por nós mesmas – e no quanto a ausência desse cuidado prejudica a relação.

Por isso, antes de desejar ter um parceiro para somar na sua vida, é importante checar se o seu autocuidado emocional está em dia.

Neste artigo, exploraremos o que é o autoamor e por que ele desempenha um papel crucial em relacionamentos amorosos bem-sucedidos.

 

O que é Autoamor?


 

Também conhecido como amor-próprio ou autoestima, o autoamor refere-se à maneira como nos valorizamos e nos tratamos.

Envolve o reconhecimento de nossa própria importância e o cuidado com nossas necessidades emocionais e físicas.

Não é egoísmo; é a base para que possamos construir relacionamentos saudáveis ​​e significativos com os outros. Assim como queremos ser amadas e bem cuidadas, precisamos estar emocionalmente saudáveis para dar amor e cuidar também.

 

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A Importância do Autoamor nos Relacionamentos


 

Se você está em busca de uma relação saudável, o primeiro passo é cuidar de si mesma.

E uma vez que você dedicou tempo para se autoanalisar e trabalhar na sua melhoria contínua, é igualmente importante analisar se o homem do seu interesse também está nesse processo de crescimento emocional.

Dessa forma, ambos podem caminhar juntos e trabalhar em prol de um relacionamento bom e duradouro.

Nesse sentido, alguns pontos importantes a desenvolver e aperfeiçoar, são:

 

Resiliência Emocional:

Quando praticamos o autoamor, desenvolvemos uma maior resiliência emocional.

Isso significa que somos capazes de lidar melhor com desafios e conflitos em nosso relacionamento, pois temos uma base sólida de autoconfiança e autoaceitação para nos apoiar.

 

Comunicação Saudável:

O autoamor também está intimamente ligado à comunicação saudável.

Quando nos amamos e valorizamos, é mais fácil expressar nossos sentimentos e necessidades de forma assertiva, sem medo de julgamento ou individual. Isso cria um ambiente de compreensão mútua no relacionamento.

 

Menos Dependência:

Um relacionamento saudável não deve ser baseado em dependência emocional.

O autoamor nos permite ser independentes emocionalmente, o que é vital para a felicidade tanto individual quanto do casal.

Relações saudáveis ​​são compostas por duas pessoas completas, não duas metades em busca de validação.

 

Respeito Mútuo:

Quando nos amamos, temos um padrão mais alto para identificar o que aceitamos e merecemos. Isso nos leva a escolher parceiros que também nos respeitam e valorizam.

Relacionamentos abusivos ou tóxicos têm menos chance de se desenvolverem quando praticamos o autoamor.

 

Equilíbrio:

O autoamor nos ajuda a equilibrar nossas vidas, garantindo que não nos sacrifiquemos em excesso pelo relacionamento.

Isso permite que continuemos a perseguir nossos interesses, metas e objetivos pessoais, o que, por sua vez, enriquece a relação.

 

Como Cultivar o Autoamor


 

Desenvolver o autoamor não significa que, uma vez entendido esse conceito e sua necessidade, você estará blindada e nunca mais vivenciará momentos de baixa autoestima ou dificuldades emocionais – quem dera! rsrs

Cultivar o autoamor é um processo contínuo e pessoal.

É importante saber que essa caminhada começa agora e deve permanecer durante toda a sua vida, sempre aperfeiçoando, sempre buscando sua melhor versão, sempre cuidando do seu emocional da melhor forma, e entendendo que nem todos os dias serão de autoestima.

Aqui estão algumas dicas para começar:

 

  • Pratique a autocompaixão: Trate-se com a mesma gentileza e compaixão que trataria um amigo em tempos difíceis.
  • Estabeleça limites saudáveis: Aprenda a dizer não quando necessário e defina limites que protejam sua saúde emocional.
  • Cuide de si mesma: Mantenha uma rotina de autocuidado que inclua atividades que te façam sentir-se bem consigo mesma, seja exercício, meditação ou hobbies.
  • Desafie pensamentos negativos: Esteja ciente de autocríticas excessivas e trabalhe na transformação de pensamentos negativos em positivos.
  • Busque apoio profissional: Terapia ou aconselhamento podem ser valiosos para explorar questões de autoestima e autoamor.

 

 

 

Para praticar o Autoamor, Você precisa se Resolver por dentro!


O mundo é realmente como um espelho: Ele reflete a sua imagem, te trata como você se trata, sorri de volta quando você sorri primeiro.

Você não pode ficar esperando que seu reflexo sorria primeiro, para que você sorria de volta.

O primeiro passo é seu! Sempre.

Então garota, pelo seu bem, esforce-se para promover essa mudança interior.

Se você voltar sua atenção para si mesma, tornar-se o foco da sua vida, fazer coisas pelo simples prazer de se fazer feliz, então finalmente a felicidade virá até você.

Reflita comigo:

 

  • Qual foi a última vez que você resolveu dar atenção a si mesma?
  • Qual foi a última vez que fez algo pelo simples prazer de curtir sua companhia?
  • Qual foi a última vez que se arrumou apenas para se sentir bem?
  • Qual foi a última vez que se colocou em primeiro lugar?

 

Por um momento do dia, apenas isso, foque em você. Por um momento, pare, desligue-se de tudo, e pense em como pode se fazer feliz (sozinha).

Pare de alimentar atitudes destrutivas sobre si mesma.

Responsabilize-se pela sua felicidade.

Comece a praticar o amor-próprio, a se respeitar, se impor, se valorizar, para que as coisas comecem a dar certo na sua vida e nos seus relacionamentos!

O autoamor é um alicerce crucial para qualquer relacionamento amoroso ser bem-sucedido.

Quando nos amamos e valorizamos, somos capazes de criar relacionamentos mais saudáveis ​​e significativos – para nós e para o outro.

É importante lembrar que o autoamor não é egoísmo, mas sim uma base sobre a qual podemos construir conexões amorosas sólidas com os outros.

Portanto, comece por si mesma, cultive o autoamor e veja como isso pode transformar positivamente a dinâmica do seu relacionamento amoroso.

Continue lendo: Como parar de ser Trouxa: Método para ser Respeitada

Um beijo, sua linda! :*

 

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Talitha Alves | Terapeuta

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco em Casais. Publicitária. Especialista em Comunicação aplicada à Relacionamentos com ênfase em Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise para Mulheres. Fundou o site Autoridade Feminina em 2014 para ajudar mulheres com problemas de Relacionamento Amoroso. Instagram: @autoridadefemininaa

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