Como Ser mais Confiante: 9 Dicas Práticas da Psicologia

Se você está pesquisando “Como ser mais Confiante”, significa que há questões emocionais mal resolvidas aí dentro da sua cabecinha.

Pessoas que são autoconfiantes costumam apresentar comportamentos em comum.

Logo, uma vez que você também adquira e desenvolva esses comportamentos, automaticamente passará a se sentir mais confiante consigo mesma.

Autoconfiança é a habilidade de acreditar em si, de ser convicta da sua própria capacidade, das suas qualidades e atributos.

Pessoas autoconfiantes são seguras, decididas, fortes, capazes de enfrentar obstáculos e desafios com resiliência, de lidar com críticas e situações difíceis com sabedoria.

Essas habilidades são bem (ou mal) desenvolvidas desde a nossa infância.

É lá onde tudo começa a ser construído e desenvolvido ao longo da nossa vida.

Se a sua infância não te permitiu desenvolver as habilidades necessárias para se tornar uma pessoa mais confiante – ou pior, a sua infância te fez se tornar uma pessoa insegura e com baixa autoestima – é chegado o momento de mudar isso.

Neste artigo vou te dar um mapa das principais ações a serem praticadas.

Vamos lá!

 

como-parar-de-ser-trouxa

 

Como Ser mais Confiante e Atraente: 9 Passos Práticos


 

A falta de confiança nos paralisa em nossa zona de conforto.

Além disso, a insegurança também afeta a forma como nos relacionamos com os outros.

Pessoas inseguras tendem a rebater elogios com autocríticas, a não reconhecer o valor do que fazem, a não assumir responsabilidade pelos seus atos e a se comparar negativamente com os outros.

Isso pode gerar desconfiança, ressentimento e baixa autoestima.

Para resolver isso, vamos entrar na mente de uma pessoa autoconfiante, e entender que comportamentos e habilidades ela desenvolveu para se tornar segura de si e ser capaz de enfrentar intempéries.

A sua missão agora é entender e espelhar esses passos na sua vida.

 

1. Tenha Clareza sobre o seu Valor


 

A maioria das pessoas não reconhece o próprio potencial.

Vivemos rodeados por redes sociais estampando vidas “felizes” e pessoas “perfeitas“, fazendo com que entremos em uma espiral de comparações e eterna sensação de insatisfação e fracasso.

E quando você direciona toda a sua energia e atenção ao outro, passa a esquecer de si.

Você tem valor. Não importa se não se acha bonita, gostosa, inteligente, ou rica como a influencer X que você acompanha.

O seu valor é você que determina, e ele cresce mediante o seu empenho e dedicação.

Responda para si mesma, sem vitimismo, sem se colocar para baixo, apenas uma análise sincera e profunda:

 

  • No que você é boa? Quais as suas habilidades? Quais as suas qualidades?
  • No que as pessoas te elogiam? No que te procuram pedindo ajuda?
  • Quais as suas características de personalidade? O que atrai seu interesse em termos de aprendizagem?
  • Que coisas você gosta de fazer e sabe fazer? O que você já fez de bom?
  • Quais as dificuldades que já enfrentou na vida? Como superou?

 

Se responder sinceramente, perceberá que há qualidades e características de muito valor em você.

Sem ter clareza do seu valor é impossível ser autoconfiante. Você viverá sempre julgando que os outros são melhores que você.

Pegue papel e caneta, responda as perguntas acima, e deixe isso em um lugar onde você possa voltar a ler com frequência, especialmente nos dias em que o desânimo e a desesperança surgirem.

Não seja a sua pior inimiga.

Aprenda a aceitar elogios, sem rebater com autocríticas. Agradeça e acredite no que as pessoas dizem de bom sobre você. Isso mostra que você se respeita e se valoriza.

 

como-ser-mais-confiante-autoridade-feminina

 

2. Invista no seu Desenvolvimento Pessoal


 

Autoconhecimento é vida.

Se por acaso você não enxerga nada de bom em si mesma, se não acredita que possui valor, é hora de tirar a venda dos olhos e enxergar.

Estude. Se desenvolva. Entenda como o seu cérebro funciona, o que são e como funcionam as emoções, o porquê se sente inferior e incapaz na maior parte do tempo.

Por onde começar:

 

  • Aprenda sobre comunicação e persuasão, sobre influência, sobre comportamento humano.
  • Estude sobre inteligência emocional, desenvolvimento pessoal, e elaboração de metas e objetivos.
  • Livros que abordam temas como autoajuda, liderança, motivação e sucesso pessoal podem oferecer perspectivas inspiradoras.
  • Autores renomados, como: Dale Carnegie, Stephen Covey e Brené Brown, têm obras valiosas nesse contexto.
  • Invista na educação formal e continuada: cursos acadêmicos, workshops, cursos online, que ampliem seus conhecimentos e habilidades.

 

Mova-se.

Pessoas autoconfiantes sabem exatamente para onde estão indo na vida. E você?

Quando pensa no seu futuro daqui a 5, 10 anos, o que tem em mente? Para onde está caminhando?

O que está fazendo diariamente para alcançar esses objetivos?

Faça o Desafio de 37 dias: Você Irreconhecível e comece a desenvolver sua autoconfiança ainda hoje!

 

3. Invista na Sua Aparência


 

Cuide da sua aparência e da sua saúde, isso é fundamental.

A forma como você se vê e se sente influencia direta e indiretamente o seu nível de confiança.

Dedique um tempo para a sua higiene pessoal, para a sua alimentação, para fazer atividades físicas e para o seu descanso e lazer.

Vista-se de forma que você se sinta confortável e bonita, valorizando seus pontos fortes, suas qualidades, ao invés de gastar energia mental focando no que considera “defeitos”.

Sinta-se bonita escolhendo olhar para o que te agrada.

 

4. Desenvolva sua Inteligência Emocional


 

Saber reconhecer e gerenciar suas emoções é um passo fundamental para ser mais confiante, especialmente em momentos de alta ansiedade e estresse.

Alguns métodos que podem te ajudar, são:

 

Autoconhecimento: Comece fazendo uma autoavaliação honesta de suas emoções, identificando padrões de comportamento. Esteja ciente de suas forças, fraquezas, valores e objetivos pessoais.

Aceitação de Emoções: Em seguida, aprenda a reconhecer e aceitar suas emoções, sem julgamento, entendendo que tudo que sentimos tem um propósito e faz parte da nossa experiência humana.

Autocontrole: Diante dessa compreensão, treine a habilidade de controlar seus impulsos emocionais. Antes de reagir impulsivamente, reconheça o que está sentindo, pause, respire e reflita antes de tomar uma decisão.

Consciência Social: Também é importante desenvolver a empatia, buscando compreender as emoções e perspectivas das outras pessoas. Atente-se a analisar as expressões faciais delas, a linguagem corporal, o tom de voz… Assim poderá interpretar melhor o contexto e transmitir uma imagem segura e confiante.

Adaptação e Flexibilidade: Esteja aberta a mudanças e seja flexível diante de situações desafiadoras. Desenvolva a capacidade de se adaptar a diferentes contextos e lidar com a incerteza.

 

como-ser-mais-confiante-autoridade-feminina-1

 

5. Ajuste sua Postura e Linguagem Corporal

 

Postura e linguagem corporal desempenham um papel significativo na percepção da confiança.

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal que expressa os nossos sentimentos, emoções e intenções através dos nossos gestos, posturas, expressões faciais e movimentos, refletindo nossa autoimagem, autoestima e autoeficácia.

Além disso, a linguagem corporal pode afetar a forma como os outros nos percebem e nos tratam, o que pode reforçar ou diminuir a nossa confiança.

Exercícios práticos para melhorar sua postura e a expressão não verbal, são:

 

  • Mantenha sua postura ereta e aberta, com a coluna reta, os ombros alinhados e não curvados para a frente – isso transmite segurança.
  • Ao caminhar, mantenha o queixo erguido e o olhar para a frente, em vez de olhar para o chão.
  • Não cruze os braços, pois isso é uma posição defensiva que indica desconforto ou desinteresse. Mantenha as mãos fora dos bolsos e gesticule com suavidade e controle para expressar suas ideias e emoções.
  • Sorria com frequência e de forma natural, pois isso transmite uma imagem positiva, sociável e agradável, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.
  • Tenha um aperto de mão firme, mas não exagerado, ao cumprimentar as pessoas – isso demonstra respeito, confiança e cordialidade.
  • Evite gestos de inquietação, como balançar o joelho, bater os dedos ou coçar o rosto. Esses gestos revelam nervosismo, ansiedade e insegurança.
  • Desacelere seus movimentos e dê passos mais largos ao caminhar. Movimentos rápidos e passos curtos fazem você parecer mais ansiosa e menos confiante.
  • Faça contato visual tranquilo e constante com as pessoas com quem você está interagindo – um bom contato visual indica interesse, atenção e respeito.

 

Pratique esses gestos e movimentos no seu dia a dia e observe como eles afetam a sua autoconfiança e a sua comunicação.

 

6. Trabalhe a Autorresponsabilidade


 

Fuja do vitimismo.

Pessoas que se fazem de vítimas não progridem. E isso acontece porque elas estão sempre focadas em encontrar desculpas, pretextos e culpados para os próprios fracassos.

Ora, se você está sempre terceirizando a culpa, jamais conseguirá olhar para o que é sua responsabilidade e aprender com isso.

E se não encontra a sua responsabilidade nos resultados que obtém, não poderá trabalhar esses pontos falhos para obter resultados diferentes.

Consequentemente, se continua tendo os mesmos comportamentos, passará o resto da vida colhendo os mesmos resultados.

Tenha autorresponsabilidade. Saiba identificar seus erros, assumi-los, e se comprometer a melhorar. É assim que você cresce.

Também não deixe que os outros levem crédito pelo que você faz. Reconheça o seu valor e o seu mérito.

 

como-ser-mais-confiante-autoridade-feminina

 

7. Cerque-se de Boas Pessoas


 

O seu ambiente é diretamente responsável pelo seu nível de confiança.

Se as pessoas ao seu redor te colocam para baixo, te fazem se sentir mal, te fazem se sentir inferior, é óbvio que você passará a duvidar da própria capacidade.

Isso é cruel! Afaste-se dessas pessoas!

Infelizmente as vezes a pessoa tóxica é da sua família, é alguém de quem você não pode fugir ou cortar contato.

Nesse caso você precisa redobrar os seus estudos sobre autoconhecimento, para adquirir ferramentas que te permitam se blindar contra esses ataques.

Por outro lado, é importante que amplie o seu círculo de amizades e contatos com pessoas boas, prósperas, que possuem senso crítico e que estejam onde você deseja estar, que tenham qualidades que você gostaria de ter.

Pessoas que possam contribuir positivamente para o seu crescimento pessoal, que serão boas influências.

Essas pessoas nem sempre estarão perto de você fisicamente, mas você pode encontrá-las online.

Como? Seguindo bons perfis, por exemplo. Troque as influencers por bons profissionais. Troque as páginas de fofoca por sites de conteúdo.

Histórias inspiradoras de pessoas que superaram desafios e desenvolveram confiança oferecem perspectivas valiosas.

Mas lembre-se que cada pessoa é única e tem sua própria trajetória. Comparar-se com os outros só gera frustração e inveja. Foque em você e em seus objetivos; inspire-se em pessoas que te motivam, mas não se cobre para ser igual a elas.

 

8. Melhore sua Comunicação


 

A comunicação assertiva desempenha um papel crucial na construção da confiança nas interações sociais.

Por isso, desenvolver habilidades de comunicação eficazes, aprendendo a se expressar de forma clara e assertiva, reflete a sua confiança diante das outras pessoas.

Como fazer isso na prática:

 

  • Use uma linguagem positiva, com um tom de voz firme, demonstrando uma opinião sensata.
  • Evite palavras como: “acho”, “talvez”, “não sei”. Fale com clareza, com convicção e entusiasmo.
  • Gesticule e mantenha uma postura ereta e confiante.
  • Olhe nos olhos das pessoas e sorria enquanto fala – quando o contexto permitir, claro.
  • Pratique a escuta ativa e mostre-se interessada no que as pessoas têm a te dizer.
  • Se estiver em meio a uma discussão, tente manter a calma e focar em soluções que beneficiem a todos.

 

9. Tenha Objetivos Alcançáveis


 

Adquirir mais confiança em si mesma é um processo – e pode ser lento, a depender das variáveis ao seu redor.

Logo, quanto mais empenho você colocar nessa missão, melhores (e mais rápidos) serão os resultados.

Um passinho de cada vez, seguindo o que aprendeu aqui, e ao final perceberá que cada pequeno tijolinho que você foi adicionando, dia após dia, persistindo, formaram um grande muro protetor, e agora você se sente segura e forte.

Se você se pressionar demais e colocar altas expectativas, pode acabar se frustrando. Comece com pequenas metas alcançáveis, e vá aumentando a dificuldade conforme se desenvolve.

Vá no seu ritmo e comemore cada pequena conquista.

O importante é continuar se dedicando e sendo 1% melhor a cada dia.

 

como-ser-mais-confiante-autoridade-feminina

 

Desafio Você Mais Confiante


 

Quando você é confiante, automaticamente isso se reflete em todos os âmbitos da sua vida, trazendo diversos benefícios na vida pessoal, profissional, amorosa.

Encontrar apoio profissional e estar junto com outras pessoas que também enfrentam problemas similares e estão nessa jornada de autoconfiança, faz com que seus resultados venham muito mais rápido.

Se você quer passar por uma transformação completa e intensa durante 37 dias, tornando-se irreconhecível através de uma evolução pessoal consistente, que vai levar sua autoestima, seus relacionamentos, sua saúde e sua produtividade a outro patamar…

Então faça esse desafio e sinta a mudança real acontecendo diariamente!

Todo dia uma missão prática. Todo dia um resultado novo que te aproxima da versão que você sempre quis ser.

Vamos lá?

Clique aqui e comece o desafio agora mesmo, fazendo a primeira atividade prática.

As pessoas ao seu redor ficarão chocadas com a sua transformação!

Depois volta e me conta como está sendo sua experiência.

Um beijo, sua linda! :*

 

como-parar-de-ser-trouxa

Compartilhe esse Artigo:

Picture of Talitha Alves | Terapeuta

Talitha Alves | Terapeuta

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco em Casais. Publicitária. Especialista em Comunicação aplicada à Relacionamentos com ênfase em Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise para Mulheres. Fundou o site Autoridade Feminina em 2014 para ajudar mulheres com problemas de Relacionamento Amoroso. Instagram: @autoridadefemininaa

Deixe um Comentário Respeitoso

CONQUISTE E DEIXE ELE AOS SEUS PÉS!

Aprenda a Conquistar qualquer Homem usando o Método Conversas Atraentes, que deixam ele apaixonado antes mesmo de te conhecer!

Inscreva-se no YouTube:

MÉTODO DE 3 PASSOS PARA RECONQUISTAR O EX

Não importa se ele disse que não tem mais volta, nem se é orgulhoso. Você só precisa fazer essas 3 coisas para seu ex voltar correndo!

SALVE SEU CASAMENTO!

Está passando por uma Crise no Casamento, distanciamento físico, emocional, adultério ou mesmo Divórcio?

Dá tempo de recuperar o amor! Aplique essa técnica usada em atendimentos de casais e salve seu relacionamento.

Edit Template

Veja todos os Cursos:

autoridade-feminina

Portal de Conteúdo para Mulheres, Especializado em Comunicação para Relacionamentos, com foco nos temas de: Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise.

SIGA-NOS:

Autoridade Feminina © 2014 - 2024 | Todos os Direitos Reservados