banner
Autossabotagem na Vida Amorosa: Veja onde você está errando!

Autossabotagem na Vida Amorosa!


Oi migs! 😀

Seria muito sem noção se eu te perguntasse: “Você tem se impedido de ser feliz?“.

Parece, né? Afinal, você é a maior interessada na sua felicidade…

Mas acredite: Você também pode ser o maior impedimento para que ela aconteça. Talvez esteja puxando seu próprio tapete. É disso que falaremos hoje.

Se está acompanhando os artigos sobre Lei da Atração, poder do pensamento, e afins; eu sei que a esta altura sua mente pode estar resistindo a tudo isso, criticando fortemente, negando, cultivando pensamentos de dúvida, com dificuldade para identificar e mudar suas crenças…

Fique calma, cada coisa a seu tempo.

Se nada disso faz nenhum sentido para você, então significa que ainda não está preparada para receber essas informações. Quem sabe daqui a algum tempo…

Isso é normal. Cada pessoa tem seu ritmo.

Talvez você não acredite mesmo em nada disso, mas, quem sabe, aos poucos as coisas comecem a fazer sentido.

Sem pressa, certo. 🙂

Vamos conversar hoje sobre um fato muito importante que pode estar atrapalhando sua vida amorosa (e outros aspectos da sua vida também): a prática da autossabotagem.

Presta atenção…

 

O que é Autossabotagem?


 

É quando você sabota a si mesma.

Como bem colocado no site Fãs da Psicanálise: “É como se alguém tivesse tudo para ser feliz e, de alguma forma, conseguisse arrumar um jeito para fugir da felicidade“.

Na maioria das vezes é inconsciente, você não percebe.

Pode ser efeito de algum acontecimento da sua infância, da forma como você foi criada, da relação com possíveis traumas que você vivenciou, de sentimentos de abandono ou rejeição, entre outros.

A autossabotagem pode se manifestar em qualquer aspecto da sua vida: trabalho, carreira, família, relacionamentos…

Vamos focar no nosso tema: Os relacionamentos amorosos.

Lembre de acontecimentos que estão sempre se repetindo na sua vida: Sempre atraindo canalhas, sempre sendo traída, sempre permanecendo sozinha…

Está se sabotando!

Ao longo do tempo você desenvolve comportamentos repetitivos e prejudiciais (como, por exemplo, viver se humilhando atrás dos homens!). De forma lógica, você sabe que não é saudável, mas você faz.

Você pode se autossabotar impedindo de encontrar a felicidade, ou impedindo de dar um passo a mais nas conquistas da sua vida.

Dessa forma, você sempre estará atraindo homens que te darão relacionamentos fracassados, ou mesmo homens bons, mas que você acaba afastando.

Ou, no segundo caso, você terá bons relacionamentos, mas nunca passará para a próxima fase (como um casamento, por exemplo).

De uma forma ou de outra, você sempre dará um jeito de não ser feliz além daquele ponto. E pior: pode se tornar resistente à enxergar onde está errando e se acostumar a viver assim.

Parece bem louco né?

 

Autossabotagem e Crenças Negativas


 

Imagine que você tem autoestima baixa, se acha inferior, sem potencial, feia, sem sorte… Ou, por algum outro motivo, não se acha merecedora de encontrar um amor.

Essas são crenças negativas. Características que você aceita como verdade, mas não são.

Provavelmente sua mente repete isso diversas vezes, e você acredita como se fosse verdade. Passa a fazer parte de quem você é.

E isso é péssimo!

Então, não será de uma hora para outra, assim do nada, que você vai conseguir mudar todas as suas crenças negativas, enraizadas na sua mente (seja porque viveu experiências ruins, ou viu de perto); e começar a repetir coisas positivas, como:

 

  • “Eu sou desejada e tenho os homens aos meus pés”
  • “Eu me amo”
  • “Eu atraio o cara que eu quiser”
  • “Eu sou linda, poderosa, e não preciso de homem para ser feliz”

 

Eu te entendo.

Não dá para simplesmente repetir isso pra si mesma, sem que sua mente traga à tona pensamentos opostos e negativos, do tipo:

 

  • “Tem todos os homens é? E porque está encalhada?”
  • “Atrai o cara que quiser, e cadê ele?”
  • “Deixa de ser idiota, isso é bobagem. Você é feia, é tudo mentira! Vai ficar pra titia, admita!”

 

Pronto, lá se foi a positividade e a atração. Essa é a autossabotagem, o auto boicote.

É quando você mesma atrapalha sua vida, e impede as mudanças que te trariam bem estar.

Você se esforça para manter um novo padrão positivo, para cultivar boas emoções, mas aí sua mente vem e te joga um balde de água fria, com a desculpa de que essa é a realidade e você precisa aceitá-la.

Só que não é!

Nestes casos, simplesmente repetir frases positivas não funciona.

A vibração positiva se torna negativa, pois você não consegue acreditar no que diz, e acaba justificando com seus pensamentos. Normal, função da sua mente racional que foi feita para analisar tudo.

Se você faz uma afirmação e em seguida sua mente discorda, dizendo que não é verdade, ela te traz dúvidas, e isso estraga o processo.

 

 

Então como sabotar a Autossabotagem?
Como mudar isso?


 

Exige determinação para uma mudança significativa de hábitos.

Você precisa abrir os olhos para conseguir enxergar o que está acontecendo!

É preciso começar a se observar, a entender os padrões da sua mente, as suas crenças, as coisas em que você acredita, e vive repetindo para si mesma como se fosse verdade.

Você precisa fazer com que sua mente não possa contestar as afirmações que você fala.

Precisa calar essa voz infeliz na sua cabeça.

Segundo a Lei da Atração, um jeito de fazer isso é acreditar no que está dizendo.

As afirmações serão positivas quando soarem como verdade para você. Assim elas te farão se sentir bem, e sua mente não vai questioná-las.

A forma mais simples de fazer isso, de enganar sua mente para que ela aceite o que você diz, é começar a acreditar que você está em processo para conseguir.

E isso é verdade!

Como as afirmações devem ser feitas no tempo presente (nem no passado, nem no futuro), o fato de você pensar no desejo, falar sobre ele, escrever, dar atenção é um processo, um meio para consegui-lo, então não é uma mentira!

Você está mesmo em processo!

Com isso sua mente não pode questionar.

Então, ao invés de dizer “Eu tenho…” por exemplo, e duvidar que tem, você começa treinando com a frase: “Estou em processo de…” e diga o seu desejo.

 

  • Estou em processo de me amar…
  • Estou em processo de atrair um homem maravilhoso…
  • Estou em processo de atrair um relacionamento duradouro…
  • Estou em processo de ser feliz no amor…

 

Percebe como soa bem? Como não traz dúvidas?

Afinal, isso é verdade, você está estudando e aprendendo técnicas para atrair um relacionamento duradouro, para ser mais poderosa, para deixar de ser ingênua…

Não é mentira!

Exercitar sua mente repetindo essas afirmações, desejando isso com todo o seu coração, acreditando que está realmente em um processo de mudança, já emite vibração positiva e atrai mais!

Tudo é hábito. Você só aprende praticando!

 

Quebre a Autossabotagem praticando!


 

Busque a evolução!

Pense em tudo que você já superou, em todos os desafios que encarou com força e coragem. Você é forte!

É preciso praticar para dominar ao máximo a autossabotagem.

Pratique o dom de ser mais positiva, o máximo que der (pois nem sempre conseguimos ser tão positivos, e ver o mundo tão lindo… – somos humanos afinal), mas se esforce.

Comece devagar, observando seus pensamentos, seus sentimentos, mudando o foco, ocupando a mente quando estiver pensando besteira. Coloque moral na casa!

Você é quem manda na sua mente, não o contrário! Quando pensamentos ruins insistirem em aparecer e te colocar para baixo, dê um basta!

Converse com sua mente como se fosse uma mãe recriminando um filho danado:

“Pare com isso imediatamente! Já chega! Eu não vou permitir que você se meta na minha vida!”.

Parece louco? É, eu sei. 😀 Mas funciona.

Dê um grito se precisar, mas cala essa voz inútil que te coloca pra baixo!

Tudo aquilo que você deseja pode se tornar real. Por que não? Você merece!

Não permita que a autossabotagem estrague sua vida. Use o poder da sua mente a seu favor. Pare de se sabotar, de alimentar crenças negativas, destrutivas.

Pratique o positivo. Quando menos esperar estará sorrindo dos problemas que viveu! 🙂

Aproveita para ler o artigo: O poder do pensamento e os estragos que ele pode causar.

Um beijo, sua linda! :*

 

IMPORTANTE: Os comentários realizados nesse artigo são de responsabilidade de quem escreve (você). Por favor, mantenha o respeito com as coleguinhas. Para acompanhar mais conteúdos, acesse nosso Instagram: @talithaalencar
Talitha Alencar

Terapeuta Especialista em Relacionamento para Mulheres, com foco em Conquista, Reconquista, e Reconstrução de Relação. Instagram: @TalithaAlencar.

Related Episodes