O Silêncio no Fim de um Relacionamento: O que Significa?

A prática do silêncio no fim de um relacionamento tem nome: Ghosting; e não acontece apenas quando o relacionamento acaba.

Ghosting é quando duas pessoas estão se envolvendo amorosamente, e de repente uma delas desaparece de forma abrupta e sem explicação ou motivo aparente.

Na última década temos visto esse tipo de comportamento se tornar mais comum (e até esperado), especialmente após a popularização das redes sociais.

Se antes sofríamos apenas esperando uma ligação, no máximo um SMS, hoje sofremos esperando a ligação, a mensagem no WhatsApp, a visualização dos stories, o comentário na foto… É um círculo de tortura infinito. 🙂

No entanto, nem tudo é tão ruim quanto parece. Existem motivos que fazem o homem se afastar e, ainda assim, isso ser um bom sinal para você.

Vamos entender um pouco mais sobre o tratamento de silêncio no fim de um relacionamento, e como você pode usar esse comportamento em seu favor para reconquistar esse homemse assim desejar.

 

como-reconquistar-o-ex-namorado

 

Entendendo o Ghosting: Afastamento e Silêncio


 

Segundo uma pesquisa realizada em 2021 pelo site YouGov, cerca de 17% dos americanos já tiveram essa experiência em um relacionamento.

E no período de sete anos, de 2014 a 2021, a porcentagem de pessoas que foram vítimas de ghosting aumentou de 13% para 19%, sendo essa prática mais comum em relacionamentos curtos e no meio onlineuma clara influência da modernidade.

O impacto psicológico que o ghosting causa pode deixar sequelas emocionais que serão refletidas em relacionamentos futuros.

A pessoa que vê seu parceiro (ou parceira) se afastar sem motivo, começa a duvidar sobre o próprio valor e sobre o que pode ter feito para que isso acontecesse.

Por isso é importante compreender os motivos por trás desse comportamento e saber como lidar quando isso acontecer com você.

 

Silêncio no Fim de um Relacionamento: Quais as Causas?


 

O término de um relacionamento é uma jornada emocional desafiadora para todos os envolvidos.

Quando é o homem que termina e se afasta, a mulher tende a procurá-lo, mandar mensagem, ligar, perguntar aos amigos e familiares – e muitas vezes, por descontrole emocional, até mesmo a perseguir o cara, incansavelmente, tentanto reatar.

Esse comportamento, reflexo do desespero em ter perdido o outro e não aceitar a rejeição, também acontece com os homens – e muitos, inclusive, se tornam violentos.

Mas no caso da pessoa que resolveu se afastar, o silêncio pode ter alguns significados, tais como:

 

  • Ele está tentando evitar confrontos diretos com você
  • Ele precisa de um momento de solitude para refletir sobre a situação
  • Ele quer paz, e está deixando claro o total desinteresse em reatar
  • Ele está te torturando psicologicamente – é uma atitude narcisista
  • Ele está aplicando o “Contato Zero”, respeitando seu espaço e esperando a poeira baixar para retomar o contato
  • Ele decidiu seguir a vida e não quer ser perturbado

 

Ou seja, nem sempre o silêncio e o afastamento têm intenção de causar dor. As vezes é apenas uma escolha que visa respeitar o espaço do outro – o que é positivo, especialmente se esse espaço foi solicitado.

Quando a causa do silêncio dele é o “contato zero“, isso é um bom sinal – se você pensa em reatar, claro.

Significa que ele está apenas dando um tempo, mas pretende te procurar em breve para tentar uma reaproximação. Para entender melhor recomendo ler este artigo aqui: Contato Zero: Como Aplicar a Técnica de Reconquista.

O “problema” é que nem sempre fica explícito o motivo do afastamento e do tratamento de silêncio, e essa ambiguidade de significados acaba gerando sofrimento e desconforto emocional na pessoa que foi abandonada e quer reatar a relação.

Se há filhos envolvidos, esse silêncio pode ter repercussões significativas.

Por isso é importante discutir abertamente sobre o que está acontecendo, em uma linguagem de fácil compreensão, para evitar o surgimento de possíveis traumas e esclarecer que a separação não é culpa da criança; que os pais continuarão presentes, mesmo não estando juntos.

 

Leia também: Como Reconquistar o Ex e Reatar o Relacionamento.

 

o silêncio no fim de um relacionamento - Autoridade Feminina-1

 

O que Fazer quando Seu Parceiro Some e Fica em Silêncio


 

Ok, ele decidiu se afastar e cortar todo e qualquer contato. O que fazer?

Bom, entender como lidar com essa ausência de comunicação é crucial para não desenvolver um quadro de ansiedade, nem se desgastar tentando forçar contato.

Aqui estão algumas dicas importantes:

 

1. Não Perturbe Ele

 

Te passei os significados mais comuns do silêncio, mas você não deve ficar insistindo em manter contato para que ele te fale o motivo.

Poderá acabar interpretando mal, se baseando em seu próprio modo de conduzir as coisas, e desconsiderando o real contexto e ponto de vista dele – o que pode piorar ainda mais a situação.

Fique calma, respire, e dê-se uma pausa também. Depois, se achar necessário, você tenta desenvolver um contato, conversando de forma madura e com inteligência emocional.

 

3. Saiba Ler o Silêncio

 

Ao invés de enlouquecer tentando manter contato, aprenda a observar e interpretar os sinais não verbais.

Cada pessoa tem uma forma única de se comunicar, e o silêncio pode te dizer muita coisa se souber avaliar como ele se comporta nesse período (e após quebrar o silêncio). Apenas aguarde e observe.

 

4. Não Discuta

 

Explodir, culpar o cara, fazer drama, só pioram ainda mais a situação.

Ele não ficará em silêncio para sempre. Em algum momento a poeira vai baixar e você terá maior compreensão sobre a situação.

Se optarem por retomar o contato, ou mesmo o relacionamento, saiba expressar suas emoções de forma inteligente. Permita que ele também diga como se sente e como enxergou tudo isso.

Ao invés de dizer algo que soa como crítica, por exemplo: “Você fez…“, experimente focar em você: “Eu me senti…“.

Isso ajuda a comunicar suas emoções sem acusar diretamente o outro, abrindo caminho para uma conversa mais construtiva.

 

5. Cuide de Si Mesma

 

Enquanto trabalha para lidar e superar o silêncio, é extremamente importante cuidar do seu próprio bem-estar emocional.

Tire um tempo para refletir sobre seus próprios sentimentos, busque apoio emocional de amigos ou profissionais e esteja disposta a tomar as decisões necessárias para sua própria jornada de cura.

 

Lidar com o silêncio no fim de um relacionamento exige paciência, empatia e autocompreensão.

Quando você adota uma abordagem consciente e respeitosa (não só com ele, mas especialmente com você), é possível transformar esse período desafiador em uma oportunidade de crescimento pessoal e aprendizado.

Se o seu desejo é reconquistar esse homem, então recomendo a leitura desse artigo: Como Reconquistar o Ex e Salvar seu Relacionamento.

Lembre-se que a comunicação é a espinha dorsal de qualquer relacionamento, mesmo quando chega ao fim.

Por isso, encarar o desconforto da conversa aberta é essencial para permitir que os dois sigam em frente, iniciando novos capítulos em suas vidas.

Espero que fique bem.

Um beijo, sua linda! :*

 

como-reconquistar-sinais-que-o-relacionamento-tem-volta

Compartilhe esse Artigo:

Picture of Talitha Alves | Terapeuta

Talitha Alves | Terapeuta

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco em Casais. Publicitária. Especialista em Comunicação aplicada à Relacionamentos com ênfase em Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise para Mulheres. Fundou o site Autoridade Feminina em 2014 para ajudar mulheres com problemas de Relacionamento Amoroso. Instagram: @autoridadefemininaa

Deixe um Comentário Respeitoso

CONQUISTE E DEIXE ELE AOS SEUS PÉS!

Aprenda a Conquistar qualquer Homem usando o Método Conversas Atraentes, que deixam ele apaixonado antes mesmo de te conhecer!

Inscreva-se no YouTube:

MÉTODO DE 3 PASSOS PARA RECONQUISTAR O EX

Não importa se ele disse que não tem mais volta, nem se é orgulhoso. Você só precisa fazer essas 3 coisas para seu ex voltar correndo!

SALVE SEU CASAMENTO!

Está passando por uma Crise no Casamento, distanciamento físico, emocional, adultério ou mesmo Divórcio?

Dá tempo de recuperar o amor! Aplique essa técnica usada em atendimentos de casais e salve seu relacionamento.

Edit Template

Veja todos os Cursos:

autoridade-feminina

Portal de Conteúdo para Mulheres, Especializado em Comunicação para Relacionamentos, com foco nos temas de: Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise.

SIGA-NOS:

Autoridade Feminina © 2014 - 2024 | Todos os Direitos Reservados