Todo casal enfrenta problemas no relacionamento em algum momento.
Do mesmo modo, toda mulher enfrenta situações onde não consegue entender a mente dos homens, e não sabe como lidar com eles. Parece que são muito complicados, o que torna a comunicação difícil de acontecer.
Por outro lado, você tenta explicar seu ponto de vista, mas não sabe como fazer o homem te entender. São duas pessoas falando línguas diferentes, sem realmente se comunicarem.
E aí, minha amiga, está pronta a receita para o fracasso!
Vamos conversar sobre alguns pontos extremamente importantes para que o seu relacionamento seja mais leve, e os possíveis problemas sejam mais fáceis de resolver.
Você vai perceber que tudo gira em torno da comunicação – e quando a comunicação não acontece o desastre toma conta.
Continue comigo…
Problemas no Relacionamento: Quando Ele não te Escuta
“Você não conversa comigo, não me ouve, fica aí com o pensamento nas nuvens… Tá pensando em que? O que é que tá acontecendo? Você tem outra?”
Essa frase passa pela cabeça das mulheres ou sai da boca delas em algum momento.
E a probabilidade de você já ter usado uma frase parecida é enorme!
Quem nunca conversou com um homem e ficou com a sensação de que ele não estava ouvindo nada, pode aguardar que esse dia vai chegar.
Já conversamos em outros artigos sobre o quanto nossa forma de se comunicar é diferente da forma com que os homens se comunicam, em diversos aspectos.
Nós gostamos de desabafar, eles gostam de ser objetivos.
Essa simples diferença é capaz de gerar as maiores (e piores) discussões em um relacionamento.
Se ele teve um dia cansativo, o que mais espera é chegar em casa e encontrar paz – e não você tagarelando os mínimos detalhes sobre seu dia agitado. Menos ainda infernizando o juízo dele porque ele não quer desabafar!
Dá uma olhada na diferença entre o que você fala, e o que ele entende:
- Você diz: “Você fica aí com a cara fechada, todo estressado, nervoso, e vem descontar em mim. Não me conta o que aconteceu, parece que não confia em mim… Quer saber? Se não quer contar, não conta!”.
- Ele pensa: “Meu Deus como essa mulher fala! Tive um dia dos infernos e ainda tenho que ouvir cobrança. O que ela quer que eu diga? Não consigo nem me concentrar para encontrar uma solução… Preciso sair pra espairecer”.
Você acha que ele não quer desabafar porque não confia em você e não quer falar, quando na verdade ele só quer ficar em paz para pensar em como resolver o problema.
Homens buscam soluções, não diálogos!
Eu sei que você só quer ajudar, participar da vida dele… Mas a forma como você expõe isso não ajuda.
Essas e outras discussões normalmente acontecem por falha na comunicação. Ele não sabe se comunicar contigo, e você não sabe se comunicar com ele.
Ele te trata como homem, e você trata ele como mulher.
Como este blog é feminino, vamos entender como você pode fazer sua parte nisso tudo.
Ajuste Sua Comunicação
Continuando o exemplo anterior, onde você gostaria que ele se abrisse, mas ele quer ficar quieto para encontrar uma solução, segue abaixo uma ideia de abordagem:
- Você: “Percebi que você tá tenso, tá tudo bem?”
- Ele: “Tive um dia difícil…”
- Você: “Entendo. Quer conversar sobre isso?”
E aqui mora o primeiro diferencial: “Quer conversar sobre isso?”.
Você não está intimidando ele, está questionando. Isso demonstra respeito com o momento dele.
Se ele estiver à vontade, ele fala. Se não, respeite!
- Se ele não quiser falar: Aproxime-se, abrace ele por trás, e diga: “Tudo bem. Estou aqui se você precisar“.
- Se ele resolver contar: Talvez ele não conte de imediato, mas contará depois (se confiar em você, e/ou se achar que você pode ajudá-lo, que não irá te trazer problemas, nem te preocupar à toa…).
Nesse caso, você escuta com atenção e interesse (sem interrompê-lo, nem julgá-lo), e analisa dois aspectos:
- Se você sabe como resolver, ou ajudar, então dê a solução.
- Se você não sabe como ajudar, então apenas apoie. Diga que tem certeza que ele encontrará uma solução, e se precisar de qualquer coisa, no que você puder ajudar, pode contar contigo.
Esse é o segundo diferencial.
Simples assim. Sem discussão, sem pressão, sem obrigá-lo a querer expor o que está pensando e sentindo.
Homens não costumam ser bons com as palavras como nós. Respeite isso.
Essa reflexão vale para qualquer tipo de conflito. Tenha certeza de estar respeitando o espaço dele, de tentar enxergar as coisas como ele enxerga, e de ter uma comunicação clara para que ele entenda o que você quer.
Não espere que ele adivinhe suas indiretas, porque isso não vai acontecer.
Precisa de algo dele? Fale! De forma direta, clara e sem rodeios. Você verá o milagre na sua vida!
Resolvendo Problemas à Distância
Como resolver problemas no relacionamento quando vocês estão distantes?
“A gente não mora junto. Como eu vou poder ajudar se ele some e não se abre comigo?”
O primeiro passo é: Dar espaço!
Esse homem vai se aproximar de você quando estiver preparado para conversar. Calma!
Ficar no pé cobrando, exigindo atenção, insistindo, só vai afastá-lo de você!
Se ele está com um problema, ele vai se afastar. É natural dos homens.
Deixa ele pensar, encontrar uma solução. A última coisa que ele quer é parecer fraco diante de você, ou ter que escutar suas cobranças e julgamentos o tempo inteiro.
Se ele sumir, é porque realmente precisa de paz para pensar em como resolver a situação. Não é porque não gosta de você – pelo menos nesse caso específico.
Demonstre apoio. Diga que está ali para o que ele precisar, que se quiser conversar pode te procurar a qualquer momento.
É só disso que ele precisa: Do seu apoio e da sua compreensão.
Você só vai procurar esse infeliz quando tiver uma resposta para ajudá-lo. Tem? Ok, então informe-o. Não tem? Então fica quieta.
Entenda que quando ele se sentir melhor ou resolver o problema, ele volta! Dê paz para ele organizar as ideias.
Mulher consegue ser muito chata quando quer. Mesmo quando queremos ajudar, acabamos atrapalhando por não entendermos a comunicação do outro.
Nem todos gostam de conversar sobre os problemas, de pedir ajuda abertamente, de expor suas fraquezas (ainda mais os homens).
Entenda a Comunicação e o Comportamento dele
Se o seu parceiro é do tipo “durão”, orgulhoso, que não aceita ajuda de ninguém, então dificilmente ele irá procurar o seu ombro amigo por livre e espontânea vontade.
Respeite e deixe ele no canto dele.
Apenas demonstre que está ali para o que ele precisar. Quando se sentir melhor, se quiser te procurar para conversar, ele fará.
Precisamos conter essa nossa necessidade de controlar tudo.
Aliás, muito cuidado se você descobrir o problema dele e souber como resolver. Nem sempre a melhor ideia é tomar as rédeas da situação e resolver por ele, querendo fazer uma surpresa.
Conheça bem a pessoa com quem convive antes de fazer isso. O ego masculino pode não lidar bem e achar uma intromissão. Na verdade, eles detestam parecer incompetentes. Odeiam parecer fracos.
Converse com ele, exponha sua ideia de solução, e mostre-se disponível para ajudá-lo. Assim, sem rodeios, sem surpresas. Controle seu instinto de proteção.
Se você conhece a personalidade dele, então não tente modificar: Adapte-se.
Explico mais sobre esses aspectos da comunicação nesse artigo aqui: Como conversar com um Homem: Por que eles não nos entendem?
De todo modo, observe mais e fale menos.
As vezes a maior ajuda que precisamos é de alguém que permaneça em silêncio conosco, sem cobranças, sem discussão, sem julgamento; apenas aceitando nosso tempo. Pense nisso.
Um beijo, sua linda! :*