Como Manter um Relacionamento Saudável: Guia Prático de 10 Passos

Encontrar pessoas emocionalmente bem resolvidas para se relacionar tem sido uma tarefa complicada, já que homens e mulheres estão cada vez mais inseguros, carentes, e com medo de se apaixonar e sofrer.

No entanto, é possível manter um relacionamento saudável, feliz e duradouro seguindo alguns princípios da psicologia.

É sempre mais fácil no começo, onde tudo são flores, pois existe uma disposição imensa em fazer dar certo.

Mas quando a rotina vem, os problemas aparecem, as diferenças surgem… Aí percebemos a verdadeira prova de amor.

São nos momentos desafiadores em que a disposição para fazer dar certo precisa ser ainda maior.

Para te ajudar a enfrentar as dificuldades de uma relação, e aprender como manter um relacionamento saudável, aqui vão algumas recomendações essenciais.

 

como-deixar-um-homem-louco-de-prazer-na-cama

 

Como Manter um Relacionamento Saudável em 10 Passos


 

Relacionamentos duradouros são desejados por muitos, mas o caminho para a convivência saudável pode ser desafiador, pois vai além do amor e carinho.

Elementos como: compreensão, empatia e paciência desempenham papéis cruciais.

A individualidade de ambos deve ser respeitada, e a comunicação eficaz deve ser a base da convivência. Não se trata apenas de evitar brigas, mas de saber como resolvê-las de maneira construtiva.

Segundo um estudo publicado na revista científica Current Opinion in Psychology, quando um parceiro está aberto a escutar e compreender o outro, essa atitude contribui para a saúde do relacionamento, tanto amoroso quanto entre familiares, amigos e colegas de trabalho.

Vejamos então alguns pontos necessários para transformar as adversidades em uma relação forte:

 

1. Promovam o Diálogo e Escuta Ativa

 

A maior parte dos casos de fim de relacionamento que atendo, chegou a esse ponto por falta de comunicação.

Ele fala A, você entende B, e a coisa perde o controle. Você se irrita e discute. Ele se sente ofendido e guarda o sentimento.

Quando se dão conta, o que deveria ter se resolvido começou a tomar proporções muito maiores e mais sérias.

É preciso comunicar o que te incomoda, e saber ouvir o que ele pensa e sente. Expor claramente a situação, deixar que ele fale a opinião dele, e juntos buscarem uma solução.

Da mesma forma, deixe ele perceber que pode conversar sobre qualquer coisa com você, que pode confiar, que pode desabafar sem se sentir julgado.

Homens, em sua maioria, não são bons em descrever o que estão sentindo com palavras, então seja paciente e empática.

 

2. Façam Acordos

 

A habilidade de negociar e chegar a acordos é fundamental para o equilíbrio e a harmonia da relação.

Já brincamos em outro artigo com a ideia de “Mandar no Marido“, e isso é feito justamente através de uma negociação, onde ambos conseguem ser beneficiados.

Vocês não estão em uma competição!

Quando estiverem enfrentando um conflito, ou precisarem estabelecer limites, optem por fazer um acordo, e todos saem ganhando.

 

3. Trabalhem o Equilíbrio

 

Equilíbrio é um dos pilares que sustenta um relacionamento. Isso significa saber dar e receber.

Aquele que se doa sem nada receber, que se doa sem limites, coloca o relacionamento em desequilíbrio.

Muitas mulheres se doam por completo, abrem mão da própria vida pelo outro, e esquecem de cuidar de si mesmas e de abrir espaço para receber amor, carinho e cuidado de volta.

Com o passar do tempo, você começa a se sentir desvalorizada, a cobrar mais, a reclamar… E quanto mais isso acontece, mais ele se afasta.

O amor não é unilateral. Precisa ser uma via de mão dupla.

Se só você se empenha, mas não recebe nada em troca, talvez seja o momento de negociar.

Da mesma forma, se só ele se empenha, e você não retribui, não vai funcionar.

Todos nós precisamos de respeito, carinho, afeto, atenção, reconhecimento.

 

Como manter um Relacionamento Saudável

 

4. Não Durmam com Raiva

 

Resolver conflitos no mesmo dia evita acúmulo de ressentimentos.

Nem todos os dias serão fáceis, leves e felizes – isso é fato. E tão importante quanto ter consciência dos desafios que serão enfrentados, é ter inteligência emocional para dialogar e resolvê-los.

Guardar mágoas, por menores que sejam, não contribui positivamente para o futuro da relação. Aos poucos, isso vira uma bola de neve.

Portanto, tentem sempre resolver os conflitos no mesmo dia em que eles aconteceram. No momento da raiva, com a cabeça quente, não é ideal para agir com racionalidade. Então deem uma pausa, se acalmem, mas sentem e conversem antes de dormir.

 

5. Demonstrem Apoio e Compreensão

 

Apoio, compreensão e companheirismo são características que fortalecem demais o relacionamento.

Sejam o tipo de casal que demonstra interesse pelas paixões um do outro, que oferece suporte quando precisam, que estão presentes nos momentos importantes, de forma proativa.

É importante lembrar que apoio vai além das palavras, incluindo ações práticas.

 

6. Desenvolvam a Confiança

 

O ciúme excessivo pode minar a confiança aos poucos. Por mais que algumas pessoas considerem como “prova de amor”, este é um pensamento equivocado e perigoso.

Foquem em construir uma base sólida de confiança entre vocês dois. Isso envolve aprender a compartilhar, ser transparente e demonstrar vulnerabilidade.

 

7. Trabalhem a Individualidade

 

Não é possível manter um relacionamento saudável sem individualidade.

O relacionamento não deve ser sua tábua de salvação.

Se você não está feliz com sua própria vida, se sentindo completa, se sentindo bem, resolva isso antes de buscar um relacionamento – ou você vai querer viver a vida dele.

De repente o cara não tem mais um tempo sozinho, não pode curtir com os amigos, não pode aproveitar a família, porque a cada passo que dá, você está no pé.

Homens prezam pela liberdade. Não tire isso dele – nem de você.

Obviamente, quando começamos um relacionamento, abrimos mão da nossa vida de solteira e de alguns hábitos relacionados.

Mas isso não significa que precisam viver em função um do outro o tempo inteiro.

Deixe que ele tenha os momentos de privacidade dele e aproveitar para ter os seus.

 

Como manter um Relacionamento Saudável- autoridade feminina-

 

8. Respeitem as Diferenças

 

Aceitar e respeitar as diferenças é fundamental.

Nem você, nem o seu parceiro, serão perfeitos em tudo o tempo inteiro. Vão haver opiniões diferentes, defeitos, situações estressantes… E nesse momento é importante saber respeitar – e muitas vezes ceder.

Ter expectativas realistas sobre a relação vai evitar frustrações. Nenhum relacionamento é perfeito, resta aprender a lidar com os momentos de crise.

 

9. Passem Tempo de Qualidade Juntos

 

Assim como é importante que vocês tenham sua individualidade preservada em alguns pontos, também é importante que possam construir momentos juntos.

Compartilhar atividades e momentos especiais (até mesmo os momentos difíceis) fortalece a conexão e proporciona memórias valiosas.

E isso pode ser desde grandes conquistas até mesmo coisas simples e rotineiras (especialmente os momentos de intimidade a dois).

O importante é saber apreciar a companhia do outro, estando 100% entregues ao momento.

 

10. Saiam da Rotina

 

Uma boa forma de passar tempo juntos e manter o relacionamento saudável é sair da rotina, especialmente se o dia a dia de vocês é estressante e mal conseguem relaxar juntos.

Inovar e explorar novas experiências a dois revitaliza o relacionamento, evitando a monotonia – que gera aquela sensação de tédio e desinteresse.

Mesmo que sejam atividades simples, como um passeio na praia no fim da tarde, o estímulo de quebra de rotina já fará uma grande diferença. Não precisa ser frequente, mas precisa existir.

 

Como manter um Relacionamento Saudável

 

Como Evitar que o Relacionamento se Desgaste


 

Aprenda a identificar comportamentos destrutivos que podem estar prejudicando seu relacionamento; dessa forma será possível resolver o problema antes que ele tome proporções maiores.

O relacionamento passa a se desgastar principalmente por atitudes banais, como: ignorar as necessidades do outro, não conversar de forma aberta e responsável, não saber ouvir, criticar constantemente, não reconhecer o esforço do outro, etc.

Se esses tipos de comportamentos forem frequentes, é hora de buscar uma solução – e nesses casos a terapia de casal pode ser uma excelente alternativa, desde que seja feita com um profissional qualificado.

É importante lembrar que atitudes tóxicas, por mais inofensivas que pareçam ser, não devem ser desconsideradas, especialmente se o relacionamento for pautado em brigas constantes, comportamentos impulsivos, xingamentos, ameaças ou até mesmo violência.

Fique atenta para reconhecer esses sinais graves e busque ajuda o quanto antes.

E lembre-se: tudo que falamos neste artigo é muito lindo na teoria, mas só funciona se você aplicar.

É um treino diário. Quanto mais você pratica, mais fácil fica.

Tenha em mente que vocês dois são diferentes, e que é impossível não ter atrito em algum momento. Mas o que determina se será só um conflito irrelevante, ou uma situação problemática, é a forma com que escolhem lidar com isso.

Em um mundo de amores líquidos, descartáveis, encontrar alguém que esteja disposto a lutar ao seu lado, é uma verdadeira dádiva.

Se cuida.

Aproveite para continuar lendo:

 

 

Um beijo, sua linda! :*

 

bn-como-deixar-um-homem-louco-de-prazer-na-cama

Compartilhe esse Artigo:

Picture of Talitha Alves | Terapeuta

Talitha Alves | Terapeuta

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco em Casais. Publicitária. Especialista em Comunicação aplicada à Relacionamentos com ênfase em Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise para Mulheres. Fundou o site Autoridade Feminina em 2014 para ajudar mulheres com problemas de Relacionamento Amoroso. Instagram: @autoridadefemininaa

Deixe um Comentário Respeitoso

CONQUISTE E DEIXE ELE AOS SEUS PÉS!

Aprenda a Conquistar qualquer Homem usando o Método Conversas Atraentes, que deixam ele apaixonado antes mesmo de te conhecer!

Inscreva-se no YouTube:

MÉTODO DE 3 PASSOS PARA RECONQUISTAR O EX

Não importa se ele disse que não tem mais volta, nem se é orgulhoso. Você só precisa fazer essas 3 coisas para seu ex voltar correndo!

SALVE SEU CASAMENTO!

Está passando por uma Crise no Casamento, distanciamento físico, emocional, adultério ou mesmo Divórcio?

Dá tempo de recuperar o amor! Aplique essa técnica usada em atendimentos de casais e salve seu relacionamento.

Edit Template

Veja todos os Cursos:

autoridade-feminina

Portal de Conteúdo para Mulheres, Especializado em Comunicação para Relacionamentos, com foco nos temas de: Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise.

SIGA-NOS:

Autoridade Feminina © 2014 - 2024 | Todos os Direitos Reservados