Porque Você NÃO deve dizer “Eu te amo” pra ele!

eu te amo

Porque você não deve dizer
“Eu te amo” pra ele!


 

Oi amiga! Tudo certo?

Este é um título estranho para se começar um artigo, não acha? É… Eu também. Afinal, vai contra tudo o que dizem por aí a respeito do amor.

Apesar de tudo, o “eu te amo” ainda é uma frase especial para muitas pessoas. Praticamente todos nós queremos ouvir isso, pois meio que nos “prova” que somos amados. Ledo engano!

Durante toda a minha vida vi os livros, filmes, e séries, ensinarem que eu devia dizer “eu te amo” para a pessoa por quem estava afim.

Mas a vida real, bom… Ela me respondia de um jeito diferente da ficção.

Hoje quero te explicar melhor porque dizer “eu te amo” não costuma ser como nos contos de fada, e porque você deve esperar o momento certo para fazer isso (antes que essa frase seja a responsável por destruir o seu coração).

Continue comigo…

 


Eu te amo: Ficção x Realidade


 

Tudo começa com um interesse inicial e aparentemente inocente, ingênuo, entre duas pessoas. Quase sempre, ingênuo por parte da mulher.

Início de romance costuma ser lindo, florido, e repleto de sensações prazerosas; que nos fazem acreditar que o mundo é perfeito, e que a humanidade ainda tem solução.

Bom, pelo menos essa é a lente pela qual costumamos ver as coisas ao nosso redor neste momento de paixão intensa.

É lindo. Não se pode negar isso. Mas nem sempre é real.

É triste e frustrante imaginar que podemos perder a pessoa que amamos em um piscar de olhos.

Chega a ser revoltante saber que estávamos ali, ao lado dela, o tempo todo, e não dissemos tudo que poderíamos e deveríamos revelar.

Com base nessa premissa é que a ficção nos ensina que revelar nossos sentimentos, deixando-os bem claros, é sempre a melhor escolha a ser feita. E, infelizmente, também é com base nisso que tantas mulheres revelam seus sentimentos e ficam decepcionadas e amarguradas depois.

Na vida real, falar de sentimentos é complicado.

Não é tão simples e florido como pregam os romances e a autoajuda.

Pessoas são complicadas, e lidar com elas também.

Seria realmente fantástico se pudéssemos conhecer um cara hoje, sair com ele por uma semana, saber no nosso íntimo que ele é O Cara, entregar nossos sentimentos em uma bandeja, e sentir a reciprocidade dos sentimentos dele.

Mas não é isso que acontece em 99% das vezes. Infelizmente.

 

 


O momento certo de dizer: Eu te amo


 

Essa linda frase têm sido foco de controvérsias. Já imaginou dizer que ama alguém e essa pessoa fugir de você? Parece insano? Pois é mais comum do que você pensa.

Na vida real, nos relacionamentos reais, essa frase é um tanto perigosa, digamos.

Nem todo homem está apto a ouvir (ou mesmo sequer deseja ouvir de você). E nem todo homem está apto a dizer (ou quer dizer para você).

Por isso eu defendo que há momentos para dizer eu te amo. Não para uma mãe, pai, amigo, ou familiar… Mas para um homem. Aquele homem, que você realmente acha que ama.

Não estou dizendo que você nunca deve dizer que ama alguém… Mas te garanto que, se você é emocionalmente frágil, e se abala com facilidade, saber o melhor momento para expor seus sentimentos pode ser útil.

Talvez este artigo não seja para você.

Talvez não tenha problemas em declarar seu amor e receber vazio ou rejeição de volta. Quem sabe isso seja normal na sua vida, e você saiba lidar com isso.

Por outro lado, talvez você seja sensível, muito sensível.

Talvez nunca tenha verbalizado que ama alguém, e esteja buscando coragem para fazer isso. Ou talvez já tenha sofrido bastante ao repetir essas sete letras, e ter se frustrado por não ter o retorno que esperava.

Talvez não tenha dito, mas tenha ouvido e acreditado, para no fim descobrir que não passavam de palavras vazias e sem significado – mas que, no fundo, você acreditou serem reais.

Muitas pessoas desistem do amor por causa dessa frase. Porque ela foi dita antes da hora, porque ela NÃO foi dita, ou porque ela foi dita para outra pessoa que não era você… Os motivos são diversos.

Mas a real pergunta que me faço é:

“Estou realmente pronta para dizer isso, e preparada para lidar com uma rejeição, ou com uma resposta vaga de volta? E a outra pessoa? Será que está preparada para ouvir isso de mim? Será que ele deseja isso? Afinal, falar agora é mesmo necessário?”.

 

como-puxar-assunto-com-o-crush

 


O Eu te amo está banalizado…


 

As pessoas podem ser cruéis e manipuladoras; e isso inclui os homens – por mais que o seu cara pareça “diferente” como você acredita que ele seja.

Na vida real, os homens já sabem a importância e poder que essa frase tem sobre nós. E, infelizmente, muitos deles usam isso como arma para conseguir o que querem – e depois caem fora.

Sempre oriento: Não saia dizendo que ama primeiro, no impulso da emoção.

Não fique revelando seus sentimentos nos primeiros encontros, quando nem conhece ele direito.

Espere. Sinta. Tenha certeza. Não se apresse.

E quando digo isso não é apenas por uma questão de jogo psicológico (apesar de que esse jogo existe!), mas por você. Pelo cuidado com seus sentimentos, com sua fragilidade, e com a repercussão negativa que isso pode te causar.

Nem todos reagem com força e persistência às decepções amorosas; principalmente quando elas ocorrem com frequência.

As pessoas dizem: “Aproveite o hoje e declare seu amor. Você não sabe se terá outra chance”.

Sinceramente não sei se isso é suficiente para arriscar meu controle emocional. Por que precisamos entrar em uma relação já imaginando que fins trágicos podem acontecer?

Por que não podemos acreditar que teremos tempo para conhecer o outro, entender suas emoções, entender nossas emoções, para finalmente expor o que sentimos?

Talvez você me diga que é porque, em algum momento, todos nós iremos morrer.

Mas se pensarmos dessa forma, não seria melhor então não se envolver com ninguém? Assim evitaríamos o medo, a frustração, e a dor da perda.

Iremos morrer, mas não precisamos acreditar que isso será em breve, e que precisamos urgentemente revelar tudo que sentimos com palavras. Há tantas outras formas de dizer que amamos alguém…

 

 


Aprenda a identificar e exprimir Emoções
de variadas formas


 

Por que importa tanto ouvir/dizer essa frase? Já pensou nisso?

Por que não podemos simplesmente aprender a treinar mais os nossos olhos para enxergar as reais declarações de amor, ao invés de deixar que nossos ouvidos cuidem disso?

Porque é complicado!

Porque ações e amor nem sempre são como gostaríamos. Talvez os filmes da Disney tenham alguma culpa nisso.

Tirar o próprio casaco para te cobrir no frio, não é tido como um gesto de amor. Trabalhar excessivamente pra te dar uma vida confortável, não é visto como prova de amor. Abrir mão do futebol com os amigos para passar o fim de semana contigo, não é tido como prova de amor.

“Ele nunca disse que me ama…” – Tem certeza? Observou bem?

As palavras ainda são supervalorizadas.

Não basta dizer que “sente saudade, que gosta muito”, tem que ser “eu te amo” – mesmo sendo falso. Não basta um olhar apaixonado, um abraço apertado, um andar de mãos dadas… Tem que ser eu te amo.

É mais fácil só ouvir, do que parar e prestar atenção às diversas formas que o outro usa para dizer que nos ama. Deveríamos nós utilizarmos dessas formas variadas para exprimir nosso amor, e desapegar um pouco do “eu te amo”.

Nem todos conseguem demonstrar seus sentimentos com palavras, abertamente. E nem sempre o que a boca diz com palavras, é o que realmente o coração sente.

 


Aproveite para ler o artigo: Como os homens demonstram seu amor?


 

Não estou dizendo que você deve perder sua fé nessa frase… Estou dizendo que deve ter mais cuidado com o que causa a si mesma. Cuidado com o que revela, e com o que espera em troca.

Não sou contra declarações de amor, sou contra amores declarados e não retribuídos, pois sou prova viva dos estragos que isso pode causar.

Faz parte da vida? Sim, com certeza. É um aprendizado e nos ajuda a evoluir…

Mas até que ponto isso ajuda, e quando começa de fato a nos atrapalhar?

Será que todos enxergam um amor não recíproco como aprendizado? Ou apenas associam à sensação de derrota, e se sentem fracassados e incapazes de serem amados por alguém?

Por que você precisa dizer que ama tão rápido? Por que não pode dizer que “gosta muito”, até ter certeza se realmente ama, ou perceber que revelar isso não vai te fazer mal depois?

Aprenda a expressar seu amor de várias formas, e a interpretar os gestos de amor do outro.

Tenha paciência com as palavras, pois nem todos estão prontos para ouvi-las, dizê-las, ou mesmo querem fazer isso no mesmo tempo que você.

Aliás, confiar nas palavras é perigoso. Nem tudo que é dito é a verdade do que se sente.

Pressionar o outro a dizer que te ama, ou obrigá-lo a aceitar o seu amor, não é saudável.

E se você já perdeu a fé no amor, se já ouviu tantos “eu te amo” em vão, ou mesmo já revelou o que sentia e foi abandonada, calma…

Às vezes o “eu te amo” era real naquele exato momento em que foi dito, mas depois deixou de ser.

Sentimentos vêm e vão. E tudo que você pode fazer é aprender como lidar com eles. Para isso, nada melhor que aceitar que as frustrações fazem parte da sua vida, mas não serão uma regra para sempre.

Há tempo para tudo. Inclusive para dizer que ama. E até lá, você pode fazer isso das mais variadas formas. Use sua criatividade e aproveite para proteger seu precioso coração.

Pense nisso.

Um beijo, sua linda. :*

 

como-puxar-assunto-com-o-crush

Artigo atualizado em Julho/2018

Aproveite e leia também:

2 Comentários

  • Olá! Eu adorei o que acabei de ler! Obrigada, essas palavras estão me ajudando muito!

  • Acho que você é muito nova, mas já deve lidar com essas coisas… ele não é de confiança! Num relacionamento, a melhor coisa é confiar, ele quebrou a sua confiança, sem isso nada vai pra frente. Se você voltar pra ele, sua vida vai ser um inferno, porque vai ficar insegura achando que ele vai te largar a qualquer momento… e vai mesmo… pode acreditar! E um conselho pra o resto da sua vida… nunca se humilhe pra um homem, pois assim você perde ele de vez, homens só voltam para mulheres que se amam, se respeitam e sabem o seu valor. Se você sumir e arrumar outro rapidinho, ele vai enlouquecer, porque nenhum homem gosta de ser trocado… e jamais, nunca, nem sob tortura, diga que ama, só fale que gosta um ou dois anos depois, eles são caçadores por natureza, e qdo descobrem que você já foi fisgada, já era, te largam e partem pra outra sem a menor cerimônia. Homens são assim… frios e calculam tudo. Sejamos como eles, assim você sempre vai ter o controle da situação. Você vai se apaixonar muitas vezes na sua vida, mas nunca demonstre, e tenha sempre um ficante de stand by, porque se o próximo for embora, você se diverte com o seu amigo colorido… só não vale usar as pessoas pra fazer ciúmes ou brincar com os sentimentos dos outros pra se sentir bem… lembre-se que tudo o que você planta você colhe! Último conselho, jamais chore na frente de um homem, a não ser que esteja em um velório, porque isso não amolece eles e você vai ficar nas mãos de homens, que em sua maioria, são racionais e não sentimentais, pessoas que usam a razão, controlam muito bem os sentimentos. Portanto, se quer ser feliz, deixe o coração em casa e só saia pra um encontro com a cabeça funcionando muito bem em cima do corpo. Bjs

Deixe uma resposta

Conheça:

Leia também:

Categorias: