Como Ser mais Paciente no Relacionamento: Atitudes Práticas

Convenhamos, os homens têm o dom de nos tirar do sério, mas nós também – muitas vezes – nos estressamos por bobagem.

No entanto, se você preza por um relacionamento saudável, paciência é um requisito fundamental.

Fácil? Nem sempre. Mas é possível, desde que você trabalhe sua inteligência emocionale o parceiro também, óbvio.

Homens e mulheres são diferentes, e para evitar que essas diferenças se tornem um problema, precisamos estabelecer o entendimento e a aceitação do outro – mesmo com os defeitos.

Isso vale para ele, e para você!

Quando entramos em uma relação e aceitamos que o outro faça parte da nossa vida, recebemos no pacote o que há de bom e de ruim. Não dá para escolher.

A ideia é que possamos ter mais qualidades do que “defeitos“, mas quando não é possível, o jeito é se esforçar para que os opostos se atraiam.

Por isso é importante conhecer bem o seu parceiro antes de se relacionar com ele, para evitar cair no erro de querer mudar o cara depois.

Vamos explorar algumas estratégias práticas para saber como ser mais paciente no relacionamento.

 

como-conquistar-um-homem-af-4

 

Como Ser mais Paciente: Estratégias Práticas


 

A paciência desempenha um papel fundamental na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis. Ela permite que o casal compreenda melhor as diferenças, supere desafios e construa uma base sólida de confiança.

Ao ser paciente, você demonstra respeito pelo tempo e pelas necessidades do seu parceiro, fortalecendo a conexão emocional.

Algumas estratégias para ser mais paciente, são:

 

1. Pratique a Empatia

 

Desenvolver empatia é essencial para compreender as perspectivas do parceiro. Coloque-se no lugar dele, tente compreender suas emoções e fique aberta ao diálogo.

Antes de explodir com ele ou tirar suas próprias conclusões sob o seu ponto de vista, dê a ele a oportunidade de explicar o ponto de vista dele.

Exemplo: Se ele está atrasado porque teve um dia estressante, em vez de expressar sua frustração imediatamente, mostre compreensão e apoio. Pergunte se aconteceu alguma coisa e logo entenderá o motivo do atraso.

 

2. Cultive a Comunicação Eficaz

 

Uma comunicação clara e aberta é a chave para evitar mal-entendidos. Crie um ambiente onde ele sinta que pode se expressar sem ser julgado ou humilhado.

Esteja disposta a ouvir atentamente, fazer perguntas para esclarecer melhor as coisas e expressar suas próprias necessidades de maneira construtiva.

Exemplo: Em vez de assumir que entende o lado dele e ficar dando opiniões ou criticando, experimente perguntar como ele se sente e mostre-se aberta a ouvi-lo sem julgamento.

 

3. Estabeleça Expectativas Realistas

 

Reconheça que vocês dois possuem limitações e que nem sempre as coisas sairão conforme o planejado – e isso faz parte.

Livre-se da pressão de ter que controlar tudo. Aceitar as imperfeições também contribui para uma convivência mais tranquila.

Exemplo: Em vez de esperar e cobrar perfeição dele, reconheça que ambos estão em constante aprendizado e crescimento, e as vezes ele já está dando o melhor que pode.

 

4. Elabore Regras de Boa Convivência

 

Homens são cheios de manias, as vezes são infantis, alguns são desleixados, preguiçosos, procrastinadores, e podem dar muito, mas muuuito trabalho – principalmente se você tem o pavio curto!

Por isso, algumas situações rotineiras são comuns e tiram boa parte das mulheres do sério, como:

 

  • Quando ele fica jogando videogame e esquece que você existe
  • Quando você precisa repetir umas 10 vezes para ele fazer alguma coisa
  • Quando ele se torna infantil e teimoso, como criança birrenta
  • Quando ele não escuta o que você diz, porque está vendo futebol
  • Quando ele demora para consertar algo que você pediu
  • Quando ele deixa as roupas espalhadas pela casa e a toalha molhada na cama
  • Quando você pede uma coisa e ele faz outra, etc.

 

Alguns pequenos ‘defeitos’ você vai precisar aceitar (assim como ele também aceitará ‘defeitos’ seus), faz parte da convivência.

No entanto, é possível reduzir o estresse ao criarem juntos uma lista de regras para a boa conviência, que consiste em listar pontos que são importantes para os dois, e que devem ser seguidos em prol da paz na relação.

Quanto mais tempo e espaço vocês dividem juntos, maior a tendência de identificarem pontos onde discordam totalmente. Nada que um bom diálogo e acordos bem estabelecidos não resolvam.

 

Leia também: Como Controlar suas Emoções: 3 Passos Práticos.

 

Como Ser mais Paciente no Relacionamento

 

Como Treinar sua Paciência


 

Não é realista esperar ter paciência o tempo inteiro, sem nunca se alterar. Mas é possível desenvolver habilidades para lidar com situações desafiadoras de maneira menos estressante.

Um bom método para treinar sua paciência é, nos momentos estressantes, parar um instante, fechar os olhos, respirar fundo, e se afastar por um momento até se acalmar.

Você pode experimentar técnicas de mindfulness, como: contar até 10, se concentrar nos sons do ambiente, tentar focar nos objetos de mesma cor ao seu redor, cantarolar uma música que você gosta, etc.

Depois, quando sentir que está mais calma, você retorna para resolver a situação.

Muitas vezes o homem vai te testar mesmo, vai fazer besteira, vai agir sem pensar… E quanto mais jovem ele for, mais imaturo tende a ser.

Faça a sua parte no que diz respeito a compreender o outro, estabelecer um diálogo amigável, entrar em acordo.

Se ele é imaturo, seja você a pessoa que saberá resolver as coisas e o ajudará a melhorar o comportamento – nem todos nós temos o mesmo grau de inteligência emocional bem desenvolvida. Sejamos empáticas.

Ao praticar a empatia, a comunicação eficaz e a gestão realista das expectativas, é possível criar um ambiente onde a paciência floresce – mas lembre-se de que o processo é contínuo.

Quando existe amor, amizade, companheirismo e força de vontade, quase tudo se resolve.

Aproveite e clique para continuar lendo: Como entender os homens e ter melhores Relacionamentos.

Um beijo, sua linda! :*

 

Como Começar uma Conversa no Tinder

Compartilhe esse Artigo:

Picture of Talitha Alves | Terapeuta

Talitha Alves | Terapeuta

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco em Casais. Publicitária. Especialista em Comunicação aplicada à Relacionamentos com ênfase em Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise para Mulheres. Fundou o site Autoridade Feminina em 2014 para ajudar mulheres com problemas de Relacionamento Amoroso. Instagram: @autoridadefemininaa

Deixe um Comentário Respeitoso

CONQUISTE E DEIXE ELE AOS SEUS PÉS!

Aprenda a Conquistar qualquer Homem usando o Método Conversas Atraentes, que deixam ele apaixonado antes mesmo de te conhecer!

Inscreva-se no YouTube:

MÉTODO DE 3 PASSOS PARA RECONQUISTAR O EX

Não importa se ele disse que não tem mais volta, nem se é orgulhoso. Você só precisa fazer essas 3 coisas para seu ex voltar correndo!

SALVE SEU CASAMENTO!

Está passando por uma Crise no Casamento, distanciamento físico, emocional, adultério ou mesmo Divórcio?

Dá tempo de recuperar o amor! Aplique essa técnica usada em atendimentos de casais e salve seu relacionamento.

Edit Template

Veja todos os Cursos:

autoridade-feminina

Portal de Conteúdo para Mulheres, Especializado em Comunicação para Relacionamentos, com foco nos temas de: Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise.

SIGA-NOS:

Autoridade Feminina © 2014 - 2024 | Todos os Direitos Reservados