Se você acompanha este blog, sabe que falo para mulheres. Logo, geralmente os artigos são focados em trabalhar a nossa responsabilidade em um relacionamento.
Em outro artigo já comentei sobre os erros que as mulheres cometem, e agora vamos ampliar o horizonte para entender a dinâmica de um relacionamento e como isso interfere na qualidade da relação.
A verdade é que, para uma relação dar certo, homem e mulher precisam estar cientes dos seus erros e buscar consertá-los, assumindo suas parcelas de responsabilidade.
Todos nós erramos. Saber reconhecer isso e estar disposta a melhorar é algo que você deve se orgulhar, ao invés de apenas apontar o dedo e culpar os outros pelas suas falhas.
E falo isso com muito carinho, porque é cansativo ver as mulheres estragarem suas vidas amorosas por não saberem o que estão fazendo de errado.
Então vamos entender melhor sobre os erros no relacionamento, e o que podemos fazer para resolver isso.
Acompanhe…
Quais os Erros dos Homens e das Mulheres no Relacionamento?
Se existe uma coisa que ainda não podemos mudar, é o fato de que os homens são mais desligados que nós.
Eles não costumam estar atentos para enxergar problemas na relação e conversar sobre isso para tentar resolver. Se você for esperar um homem tomar essa atitude é melhor sentar, porque vai demorar.
Entendendo isso, fica claro porque geralmente somos nós que assumimos a responsabilidade de tomar as rédeas do relacionamento e tentar resolver os problemas – mas não deveria ser assim.
A relação depende do comprometimento de ambos!
E apesar de entender as limitações do homem, é cansativo para a mulher ter que desenvolver a própria inteligência emocional e ainda ter que educar o homem a fazer o mesmo – não é à toa que eu te peço tanto para avaliar se esse homem vale o esforço.
Isso significa que, se você acha que vale à pena, comece a mudar o que consegue em si mesma e seja paciente para ajudar ele a entender o que precisa mudar também.
Se o homem te ama e entende que está te magoando de alguma forma, ele vai se esforçar para mudar e te agradar.
E se ele é capaz de fazer isso, é justo que você possa mudar alguns pontos também. Concorda? Todo mundo sai ganhando.
Sabendo disso, a base dos problemas de relacionamento geralmente estão sob dois pilares:
Homens não Entendem as Necessidades das Mulheres
O erro dos homens começa quando eles não compreendem a nossa natureza e nos tratam como se fossemos iguais a eles.
Nós temos necessidades de afeto e manifestamos de forma diferente.
Mulheres precisam conversar, desabafar, expressar o que pensam e sentem. Se o homem não dá atenção, não escuta e não demonstra se importar, isso nos magoa profundamente pois não nos sentimos amadas.
A maioria das mulheres sente a necessidade de reafirmação do amor, de saber constantemente que o outro ainda está interessado, ainda está presente, ainda ama. Se ela for insegura, isso se torna ainda mais necessário.
Precisamos saber que somos desejadas, e que fazemos parte da vida do outro.
Queremos ser lembradas, e isso significa receber um gesto de carinho, de atenção, por mais simples que seja. Quando amamos um homem só precisamos ter a certeza de que ele está ali e não vai nos abandonar.
Mas isso se torna um problema quando a mulher cobra atenção e passa a ser carente demais – no entanto, por vezes ela age assim justamente por não estar recebendo o que gostaria.
E por que o homem não dá o que ela quer? Porque ele não entende isso!
Para o homem, estar contigo já é uma resposta. Se ele está com você é porque gosta, porque te ama e escolheu isso. Na mente dele é tudo muito óbvio.
Para eles, demonstrar que ama é proteger, ajudar a resolver seus problemas, cuidar de você, estar ao seu lado. Simples assim, mas não é o suficiente para a maioria das mulheres.
Resultado: Ele acha que já está demonstrando amor, enquanto você continua esperando ele ser mais romântico e atencioso.
Aproveite para ler: Como Manter um Relacionamento Saudável: Guia Prático.
Mulheres não Entendem que Homens precisam de Espaço
O erro das mulheres começa quando elas não entendem que o homem precisa se sentir livre e respeitado.
O homem quer ter seu tempo sozinho, quer aproveitar a companhia dos amigos, quer assistir seu jogo de futebol ou jogar videogame em paz (ou seja lá qual for o hobby dele), quer sossego para esquecer os problemas.
Ele também quer receber carinho e atenção, mas não quer se sentir sufocado com cobranças e reclamações constantes, com você pressionando por mais atenção e tempo juntos.
Para a mulher, o excesso de atenção pode significar cuidado. Para ele vai significar pressão.
Ele quer sentir que é amado, mas ainda quer poder tomar as próprias decisões. Ou seja, ele quer ser respeitado.
Respeitado no seu espaço, respeitado nas suas decisões, respeitado nos seus comportamentos. E desde que ele esteja agindo com respeito contigo, o mínimo que você deve fazer é entender as necessidades dele e respeitá-las.
Precisa entender que quando ele se afasta, não necessariamente tem a ver com você.
Diferente de nós, que resolvemos as coisas conversando e desabafando, os homens preferem ficar quietos, pensativos, colocando as ideias em ordem sem que ninguém perturbe.
Quando você pede que ele se abra e fale contigo, achando que isso vai ajudar, ele entende como desrespeito ao seu desejo de ficar quieto.
Se você tem uma solução que resolve o problema dele, ofereça. Se não, deixe esse homem em paz e depois ele voltará como se nada tivesse acontecido.
Manter a individualidade é essencial para uma relação dar certo. Você precisa ter o seu espaço pessoal e permitir que ele tenha o dele. Passem tempo de qualidade juntos, mas também passem sozinhos.
Se sente a necessidade de controlar cada passo do homem, é sinal que não existe confiança – e isso é um problema.
Como Reduzir os Erros no Relacionamento?
Não é possível evitar que conflitos aconteçam. Faz parte.
No entanto, é possível escolher como lidar com esses conflitos.
Somos seres humanos diferentes, temos pontos de vista e personalidades diferentes; então, em algum momento, desentendimentos vão acontecer.
O que os dois precisam entender (você principalmente, já que os homens são mais tapados para perceber), é que precisam conhecer um ao outro e estabelecer uma comunicação assertiva.
Vocês precisam entender seus limites e estabelecer regras para lidar com os conflitos.
O segredo para um relacionamento feliz e duradouro é comunicação, diálogo!
Não há entendimento se não houver diálogo.
É preciso dar abertura para o outro expor o que sente sem julgamentos ou críticas, assim como tentar se colocar no lugar dele, enxergar as coisas pelo ponto de vista dele – e ele deve fazer o mesmo.
Precisam conversar. Precisam ser maduros para dialogar de forma clara e sensata.
Os homens tendem a ir levando com a barriga, guardando pra si; enquanto as mulheres reclamam incansavelmente e correm para desabafar sobre a situação com as amigas.
É com ele que você precisa falar – e isso significa conversar, não discutir.
Precisa entender como a mente do homem funciona e qual a melhor forma de esclarecer o que sente – e adianto que não é com drama, indiretas, nem chantagem emocional.
A mesma coisa vale para os homens.
Ao invés de fecharem a cara e ficarem aborrecidos, sumirem sem dar notícias, ou encontrarem uma válvula de escape para fugir, eles precisam aprender a conversar como seres pensantes.
Leia também: Como Controlar suas Emoções: 8 Passos Práticos e Eficientes.
Conclusão
Muitos conflitos podem ser evitados ou solucionados com um simples diálogo.
Eu sei que parece fácil falar, que no estresse do dia a dia não é tão simples manter a calma, mas é preciso.
Se nenhum dos dois se esforçar para tentar fazer o certo, vocês não vão se resolver nunca!
Já que as mulheres têm maior facilidade para se expressar, é justo ajudar os homens a entender isso e desenvolver essa habilidade. Mas isso requer paciência.
Dê um empurrãozinho. Seja tolerante.
Comecem discutindo as regras do relacionamento. O que esperam um do outro, o que aceitam, do que abrem mão, o que não permitem de forma alguma, etc.
Ele precisa entender quais são os seus limites, e para isso você precisa falar. Não ache que jogando indiretas e fazendo drama ele vai adivinhar o que você espera que ele faça.
Homens não são bons em decifrar nossas indiretas e sinais. Seja clara!
Experimente dar o primeiro passo, dizer o que pensa, perguntar a opinião dele, e começar a estabelecer um diálogo a partir daí.
Quanto antes vocês aprenderem a conversar abertamente um com o outro, maior será a cumplicidade de vocês, e mais fácil será manter o entendimento quando as coisas estiverem difíceis.
É assim que adultos responsáveis e emocionalmente bem resolvidos, acertam as coisas. Experimentem.
Aproveite para continuar lendo: Como Conversar com um Homem: Por que Eles não nos entendem?
Um beijo, sua linda! :*