7 Características de um Homem Romântico (e Apaixonado)

Não importa quanto tempo passe, nem o quanto a sociedade mude, a maioria das mulheres continuará desejando ter um homem romântico ao seu lado.

O romantismo é uma qualidade admirável – apesar de estar sendo desvalorizado nos tempos atuais, onde qualquer ato romântico faz o homem ser visto como “emocionado“.

Neste artigo, vamos explorar as características de um homem romântico e entender como agir caso o seu parceiro não tenha esse perfil.

No entanto, é importante saber que o homem demonstra seu amor de muitas outras formas.

O fato do seu parceiro não ser romântico à moda antiga não significa que não te ame – ele só demonstra de outro jeito.

Venha comigo…

 

Como Começar uma Conversa no Tinder

 

Características de um Homem Romântico


 

Dentro do contexto amoroso entre duas pessoas, o romantismo refere-se à atitudes que envolvem a expressão de sentimentos como: amor, paixão e carinho, de maneira especial e significativa.

Valorizar os atos de romantismo de um homem faz com que ele se sinta acolhido e deseje demonstrar seu carinho mais vezes – especialmente porque a maioria dos homens não é “naturalmente” romântico.

O romantismo não se manifesta apenas em atos grandiosos. Na verdade, a maioria dos atos românticos sinceros são demonstrados em pequenas atitudes do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidas.

Por isso, por mais simples que seja o que ele faça, agradeça; com certeza ele se esforçou pensando em te agradar.

Quanto mais você valorizar o esforço do seu parceiro, mais romântico ele será.

Aqui estão algumas características de um homem romântico:

 

1. Presta Atenção aos Detalhes

 

Desde os pequenos gestos até surpresas planejadas, o homem romântico é atencioso e dedicado.

Ele nota quando você faz algo diferente, ele lembra de datas especiais, ele percebe quando você não está bem… E pensando em te deixar feliz, ele se empenha em fazer algo que possa te ajudar, mesmo que seja sutil.

É um homem que se mostra atento às suas preferências, gostos e desejos, o que demonstra muito carinho e dedicação.

 

2. Expressa Sentimentos

 

Não é “natural” para a maioria dos homens expressar seus sentimentos abertamente. A criação do homem e o ambiente no seu entorno fazem com que ele associe isso à fraqueza – e nenhum homem quer parecer fraco.

Logo, é preciso um pouco mais de sensibilidade e confiança na pessoa amada, para que ele se sinta confortável em falar o que sente.

Quando o homem é romântico, expressar os sentimentos é mais simples. Ele consegue falar e demonstrar suas emoções, e isso contribui positivamente para a comunicação do relacionamento, gerando uma conexão mais profunda.

 

3. Faz Surpresas

 

A criatividade é uma característica especial no homem romântico.

No geral, os homens têm certa dificuldade para planejar surpresas e dar presentes, especialmente por não saberem o que fazer, ou se a mulher vai gostar – e ainda tem o medo de passar vergonha.

Mas o homem romântico manda muito bem nesse quesito. Ele gosta de surpreender, se empenha em pesquisar surpresas criativas para deixar a mulher feliz, dá presentes significativos, planeja atividades especiais para criar momentos memoráveis e costuma fazer gestos inesperados.

É o sonho da maioria das mulheres.

 

homem-romântico-Autoridade-Feminina

 

4. Pensa nas Suas Necessidades

 

Já falei em outro artigo sobre as formas como os homens demonstram o amor, e uma das mais significativas é o cuidado.

O homem romântico vai querer te proteger e cuidar ainda mais. Estará atento às suas necessidades, disposto a te ajudar, propondo soluções.

Ele não é egoísta, e muitas vezes te coloca como prioridade, prezando mais pelo seu bem estar do que por ele mesmo. Não importa se ele vai precisar trabalhar mais, virar a noite, fazer hora extra; esse homem vai mover os céus por você.

Em pensar que tem mulher que abusa disso e sequer agradece…

 

5. Dedica Tempo a Você

 

Tempo de qualidade é uma das cinco linguagens do amor, e o homem romântico explora isso muito bem.

Ele sempre vai ter tempo para você, nem que seja um minutinho ao final do dia para mandar um “Boa noite, dorme bem“. Ele vai fazer questão de estar contigo, de fazer programas juntos, de construir memórias com você.

Muitas vezes será o homem que você precisa “mandar” ter um tempo sozinho, porque se depender dele todas as atividades serão ao seu lado – e olha que ter um tempo sozinho é essencial para os homens, viu! rsrs.

 

6. Te Elogia

 

Elogiar é o que a maioria dos homens já faz, mas quase sempre de forma vazia, só para “pegar” mulher.

O homem romântico te elogia de forma genuína, elogia para além da sua beleza. Ele elogia suas qualidades, suas atitudes, seu jeito de ser. Ele repara em detalhes que muitas vezes nem você percebe.

Esse homem não tem medo de dizer que te ama, e faz isso com muito prazer.

E essa linguagem de amor (chamada de palavras de afirmação) é uma das mais importantes para as mulheres, pois gostamos de receber elogios, especialmente os que reconhecem nossas habilidades.

Mas repito: Existem homens que não desenvolvem essa habilidade e até acham desnecessário, pois demonstram amor de formas muito mais significativas, como o cuidado. Não é porque ele não repete que te ama como se fosse um papagaio, que ele não sente amor.

 

7. É Cavalheiro

 

Geralmente os homens já agem como cavalheiros ao perceberem que uma mulher precisa de ajuda. Mas o homem romântico é cavalheiro à moda antiga.

Ele é cortês, gentil, educado, do tipo que puxa a cadeira para você sentar, abre a porta do carro para você entrar, se oferece para levar suas compras… Ele gosta de fazer isso e se sente bem, especialmente se a mulher reconhece esse gesto – hoje em dia tem mulher que até desgosta, vai entender.

Te tratar com respeito e educação é obrigação? Com certeza. Mas ser cavalheiro não é uma obrigação, é uma escolha. Se ele escolhe fazer isso por você, valorize. Seja educada e agradeça – aproveite e retribua também.

 

homem-romântico-Autoridade-Feminina

 

O que Fazer quando Ele não é Romântico


 

Encontrar um homem romântico à moda antiga nos tempos atuais, é uma tarefa difícil.

Não significa que seja impossível, assim como não significa que um homem de personalidade mais “fria” não possa ser romântico as vezes – mesmo à seu modo.

Contudo, se você é romântica e gosta de ouvir frases de afirmação, receber flores, jantar à luz de velas, surpresas românticas, textões em redes sociais e afins, mas resolveu se apaixonar por um homem que não gosta de nada disso, há duas coisas a serem feitas.

 

Identifique o Perfil Dele


 

Muitos fatores moldam a personalidade de um homem, assim como moldam a nossa.

Se na infância ele não foi estimulado a ser romântico, dificilmente será na vida adulta. Se ele sofreu algum trauma com relacionamentos, pior ainda.

Compreender a personalidade e trajetória do outro te ajudará a não se frustrar e não pressioná-lo a fazer algo que ele não tem habilidade.

Homens também têm sentimentos, mas nem sempre conseguem demonstrá-los. Portanto, se tem algo que você gostaria que ele fizesse, diga. Converse com ele, deixe que saiba porquê isso é importante para você, e seja compreensiva para entender os limites dele.

O homem não vai adivinhar o que você quer, e nem sempre estará apto a entregar o que você deseja.

Nesse caso, experimentem um meio-termo que seja bom para os dois.

Se ouvir “eu te amo” é importante para você, mas ele não se sente bem em falar (cada um com seus motivos), será que não consegue escrever em bilhetinhos e colar na geladeira, por exemplo? Pensem em soluções, não em reclamações.

Não esqueça de observar as outras formas de demonstração de amor. As vezes você pode estar forçando ele a fazer algo, quando na verdade o que realmente importa já está sendo feito.

 

  • Talvez ele não diga que te ama, mas sempre acorda de manhã e faz seu café.
  • Talvez não te elogie, mas fique sem palavras, te admirando quando te vê toda produzida.
  • Talvez ele não faça uma surpresa romântica, mas sempre traz aquele chocolate que você adora.
  • Talvez ele não seja carinhoso, mas larga tudo para cuidar de você quando é preciso.

 

Eu sei que adoramos o homem romântico, mas só romantismo não sustenta um relacionamento. Não podemos desmerecer os esforços do homem só porque ele não segue uma cartilha – e as vezes você só está carente.

Se não consegue lidar com um homem mais frio, até mesmo mais bruto (ao estilo homem do mato), então conheça-o bem antes de se relacionar com ele. Não se relacione achando que ele vai mudar, pois provavelmente acabará se frustrando.

 

Faça uma Autoanálise


 

Se você é do tipo que precisa de aprovação constante, e tem que ter um homem te dando atenção 24h e dizendo que te ama, talvez seja importante avaliar a origem dessa necessidade.

Será que falta algo em você e está esperando que ele complete?

Será que esse desejo de romance é genuíno, ou você aprendeu com os filmes que o homem só te ama se for romântico?

Será que você gosta mesmo de demonstrações exageradas de “amor”, ou só queria que ele fizesse isso porque vê no Instagram e também quer mostrar sua felicidade para o mundo?

Cuidado.

Muito do que acreditamos ser um desejo genuíno nosso é apenas um comportamento aprendido, influenciado pela nossa criação, pelas pessoas ao nosso redor, pelos ambientes que frequentamos e conteúdos que consumimos.

Nessa era de aparências, egos frágeis e amores líquidos, as vezes sentimos que todos estão felizes e realizados, menos nós. Então nutrimos o desejo de também ter algo para exibir, para contar como vantagem, para nos agregar valor.

De nada adianta um homem que planeja uma surpresa romântica, filma tudo, posta no Instagram com textão lindo, mas te desrespeita e te trai nos bastidores da vida.

É bom ter um homem que faz atos românticos de vez em quando, mas você não deve precisar de elogios para se sentir mais bonita, de presentes para se sentir lembrada, de declarações para se sentir amada.

E se isso é um requisito obrigatório para você, mas seu parceiro não tem tais características, avalie se vale à pena o compromisso antes de levar adiante. A mulher tem a ilusão de que vai mudar o homem, mas a realidade é um casamento cheio de cobranças e frustrações.

Se acha que a personalidade dele não condiz com o que você procura, ou o que ele tem a te oferecer não é o suficiente, então caia fora. Encontre alguém compatível e libere esse homem para encontrar alguém que vai amá-lo como ele é.

Pense com carinho em tudo isso.

Aproveite e leia também: Como Conquistar um Homem: O que Você deve Fazer

Um beijo, sua linda! :*

 

como-conquistar-um-homem-af-4

Compartilhe esse Artigo:

Picture of Talitha Alves | Terapeuta

Talitha Alves | Terapeuta

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com foco em Casais. Publicitária. Especialista em Comunicação aplicada à Relacionamentos com ênfase em Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise para Mulheres. Fundou o site Autoridade Feminina em 2014 para ajudar mulheres com problemas de Relacionamento Amoroso. Instagram: @autoridadefemininaa

Deixe um Comentário Respeitoso

CONQUISTE E DEIXE ELE AOS SEUS PÉS!

Aprenda a Conquistar qualquer Homem usando o Método Conversas Atraentes, que deixam ele apaixonado antes mesmo de te conhecer!

Inscreva-se no YouTube:

MÉTODO DE 3 PASSOS PARA RECONQUISTAR O EX

Não importa se ele disse que não tem mais volta, nem se é orgulhoso. Você só precisa fazer essas 3 coisas para seu ex voltar correndo!

SALVE SEU CASAMENTO!

Está passando por uma Crise no Casamento, distanciamento físico, emocional, adultério ou mesmo Divórcio?

Dá tempo de recuperar o amor! Aplique essa técnica usada em atendimentos de casais e salve seu relacionamento.

Edit Template

Veja todos os Cursos:

autoridade-feminina

Portal de Conteúdo para Mulheres, Especializado em Comunicação para Relacionamentos, com foco nos temas de: Conquista, Reconquista e Reconstrução de Relações em Crise.

SIGA-NOS:

Autoridade Feminina © 2014 - 2024 | Todos os Direitos Reservados